Postado na categoria Natureza e Aventura em 15 de Março de 2018 por Grasi e Luciano

5 praias em Trancoso pra colocar na sua rota

  • Passeio
  • Trancoso
  • Todos
  • Gratuito

Onde estão e o que fazer nas melhores praias em Trancoso

A natureza foi generosa com a Bahia, mas caprichou bastante nesse lugar especial! Confira nosso roteiro pelas praias em Trancoso.

Uma das joias do belo litoral baiano, a vila de Trancoso vem a cada dia se tornando mais famosa e cheia de glamour. Mesmo assim, ela segue conservando seu charme rústico e a beleza única de suas praias. Com restaurantes e beach clubs ou com coqueiros e falésias, as praias em Trancoso têm estilos diferentes e todas valem a visita.

O seu centrinho, conhecido como Quadrado é marcado pela típica igrejinha colonial da praça. O Quadrado fica na parte alta de Trancoso, que proporciona uma vista linda do mar e da cidade. Ao redor da igreja, casas simples e coloridas que hoje se tornaram pousadas aconchegantes e estilosas. Tem lojas de artesanato e de grifes de luxo, bares e restaurantes de qualidade.

Como chegar em Trancoso

O aeroporto mais próximo de Trancoso é o de Porto Seguro. Para chegar até o vilarejo, que é um distrito de Porto Seguro, você pode ir de carro, pegar um transfer, táxi e até mesmo ir de ônibus.

Se optar ir de carro alugado, como nós fizemos, são 2 opções de caminhos. Pela balsa até Arraial D’Ajuda atravessando o rio Buranhém. Do outro lado, é só seguir pela estrada de terra (o trajeto é de cerca de 28 Km de distância), ou dar uma volta e pegar a estrada asfaltada até Trancoso (mais distante).

Outra possibilidade é fazer todo o caminho de carro, pegando a BA-001 desde Porto Seguro até Trancoso, apesar de ser uma viagem mais longa (cerca de 80 Km), foi o que fizemos quando fomos pra lá. Era Janeiro, alta temporada e a fila da balsa estava em 2 horas. Valia mais a pena pegar essa estrada mais longa e asfaltada do que ficar na fila.

Chegando lá é só conhecer as belas praias de Trancoso e aproveitar o melhor deste lugar incrível. Descubra mais sobre cada uma das praias em Trancoso:

 

1 – Praia dos Nativos

Uma das praias mais próximas do Quadrado. É lá que o Rio Trancoso deságua no mar, proporcionando um belo visual e que permite um gostoso banho de água doce ou salgada, à escolha do visitante. A Som do Mar Pousada Home, que ficamos hospedados era nessa praia. Dava pra ir a pé, por um caminho lindo que passava no meio das árvores e do mangue. Uma graça!

Com várias pousadas à beira mar, conta com boa infraestrutura de barracas de praia. Algumas delas cobram consumação mínima. Ali, pousadas têm beach clubs na praia, como as Uxuá, Estrela d’Água e Tangará, com mesas, sofás e espreguiçadeiras confortáveis para curtir drinks e música à beira mar.

2 – Praia dos Coqueiros

Também perto do centrinho da vila, a Praia dos Coqueiros fica à direita da praia dos Nativos. Ela leva esse  nome graças aos vários coqueiros que compõem o panorama lindo dessa praia. Fomos andando da Praia dos Nativos até lá no final de tarde e adoramos. Nesse horário os beach clubs já começam a finalizar os serviços que bombam durante o dia.

Ela é bem movimentada, já que é uma das praias em Trancoso de mais fácil acesso. Coqueiros têm dois estacionamentos, barracas coloridas e várias opções de lazer. Lá é possível fazer passeios a cavalo, alugar prancha para praticar stand up paddle, entre outras atividades. Seus beach clubs são animados,  contando com música ao vivo ou DJs, como no Café de La Musique de Trancoso.

3 – Praia de Itapororoca

Descendo no mapa, depois da Praia dos Coqueiros, você vai passar pela Praia do Verde, para então chegar na Praia de Itapororoca. Diferente das demais é uma praia com quase nada de estrutura. Não tem barracas e beach clubs, é bem deserta. Aquela praia perfeita pra relaxar e ficar em contato com a natureza. Infelizmente não tivemos tempo de conhecer, mas estava na nossa lista de desejos quando fomos (ainda está, na verdade).

O que nos deu vontade de conhecer é justamente por ser bem diferente das demais e por ter piscinas naturais. Na maré baixa as piscinas são super legais e a água lá é cristalina. Olha só a foto que tá no site da Secretaria de Turismo da região, dá pra ver as piscinas naturais e o quanto a praia é preservada.

4 – Praia do Espelho e Praia dos Amores

Considerada uma das praias mais bonitas do Brasil até por publicações internacionais, a Praia do Espelho é uma das pérolas de Trancoso. Cercada por falésias, combina areias brancas, mar azul calmo com piscinas naturais e o charme rústico de suas poucas e boas barracas e pousadas à beira mar. Dali é possível caminhar um pouco e chegar até a Praia dos Amores, que fica do outro lado de uma falésia e é um paraíso de águas calmas e areia fofa.

Para chegar na região do Espelho, é preciso ir de carro sentido Caraíva e encarar cerca de 27 Km de estrada, sendo uma parte de rodovia estadual pavimentada e outra, em estradinha de terra. Mas chegando lá você vai ver que compensa cada Km rodado.

Passamos um dia lá, saímos cedinho de Trancoso e estacionamos no restaurante mais próximo da praia possível, o Recanto do Espelho (coloca no Waze que ele te leva até lá). O estacionamento foi R$ 20,00 e a consumação mínima pra usar a estrutura do restaurante na praia (cadeiras, mesas, espreguiçadeiras e ducha) era de R$ 60,00. Comida excelente, cerveja gelada e preços justos.

5 – Praia do Rio da Barra

À esquerda de quem está na Praia dos Nativos, cerca de 3 Km, está a belíssima Praia do Rio da Barra. Mais deserta que as demais praias em Trancoso, ela também é cercada por falésias e guarda uma tranquilidade gostosa para quem quer curtir uma praia com mais sossego.

Com vários coqueiros, a praia tem poucas barracas o que garante também o clima calmo. Além do mar verde e areia dourada, o rio da Barra desagua por ali. Para chegar até lá, você pode ir caminhando pela praia na maré baixa ou, se preferir, pode ir de carro pela estrada, sentido Arraial D’Ajuda. Para quem quer se hospedar por lá, tem o elegante Terravista Villas, que conta até com campo de golf.

E aí curtiram a nossa listinha de praias em Trancoso? Tem alguma praia legal na região pra nos indicar? Escreve aqui nos comentários! Vamos adorar saber.

Se você quiser dar mais um esticada no passeio recomendamos Arraial D’Ajuda que é do lado de Trancoso. E também Caraíva, que é um destino que está super em alta e que tem atividade turística recente. É uma vilinha de pescadores entre mar e rio muito graciosa. Confira o post de Caraíva clicando aqui.

 

Nessa viagem ficamos hospedados em Trancoso, na Som do Mar Pousada Home.

Confira nosso relato sobre essa experiência em: http://www.tanaminharota.com.br/aventura-e-natureza/pousada-em-trancoso-som-do-mar/

 

Não fique de fora das novidades do Tá na minha Rota!

 

Entre no Facebook e convide seus amigos pra curtir: Facebook.com/tanaminharota

Inscreva-se no nosso canal no Youtube: Youtube.com/tanaminharotablog

Siga o Tá na minha Rota no Instagram: Instagram.com/tanaminharota

E assine nossa newsletter para receber novidades e promoções de passagens no seu email: Newsletter

 

Hotéis: Reserve pelo Booking através desse link.

Apartamentos: Alugue apartamentos de temporada com desconto, pelo Airbnb através desse link.

 

Os sites acima, Booking e Airbnb, fazem cotações em diversas empresas/acomodações, garantindo os melhores preços e opções pra você. Reservando através desses links, você não paga nada a mais por isso e contribui para manter o blog sempre cheinho de novidades pra você!

 

Com carinho,

Grasi e Lu

 

Comentários

comentário

NEWSLETTER



Instagram

  • 💒Catedral Metropolitana de Santiago, de 1800. Localizada na Plaza de Armas, bem no centro histórico de Santiago. ⠀⠀⠀
📍É um ponto imperdível no roteiro pelo centro da cidade. A gente já tinha visitado ela em 2008 e fizemos questão de voltar. ⠀⠀⠀
⠀⠀⠀
A igreja é enorme, tem diversos vitrais, ornamentos, altares dourados e diversas obras🎨 de arte sacra distribuídas ao longo do corredor até o altar principal. O teto é de babar e a 😱riqueza de detalhes deixaria a gente ali por horas admirando.
  • Aquela 📷foto no meio da 🛣estrada...Que não pode faltar na sua viagem pro 🌵Atacama!
  • 🆘Nós conhecíamos pouco sobre Seguro Viagem e recebemos muitas perguntas sobre esse tema. 🧐E vamos falar a verdade: é um assunto meio chato e burocrático né? ⠀⠀⠀
⠀⠀⠀
Por isso, apesar de usarmos sempre o seguro do nosso 💳cartão de crédito pra viajar. Na viagem pro 🇨🇱 Chile resolvemos acionar um Consultor de Seguros. Ter um consultor que te dá 😀atenção e explica as coisas na nossa linguagem, com 😌paciência e segurança é maravilhoso! (E ainda atende por 📱WhatsApp).
⠀⠀⠀
➡️Contamos a nossa experiência no blog através de dúvidas que esclarecemos com a 👩🏻Maria Cecília, Consultoria de Seguros da @bonaventuraviagens. 👉🏻Nesse post respondemos várias perguntas que podem ser as suas também. Por exemplo: ⠀⠀⠀
⠀⠀⠀
✅Por que temos que contratar um seguro viagem? ✅Quanto custa? Valor mínimo de apólice. ✅O que cobre? ✅Posso usar o seguro do meu cartão? ✅Estou passando mal, como faço pra acionar o seguro? ⠀⠀⠀
👉🏻Dá um confere lá no blog: 
http://www.tanaminharota.com.br/dicas/seguro-viagem/
  • 😁Gente!! Tá no ar o primeiro post do Atacama!🌵 ⠀⠀⠀
Feito com todo 💕carinho e rico em detalhes como a gente ama fazer! 👉🏻É sobre o nosso primeiro passeio, nas 💦Lagunas Escondidas. ⠀⠀⠀
⠀⠀⠀
São 7 lagoas (em duas delas é possível entrar). Nós encaramos as águas geladas😬⛄️ (aprox.18 graus) e provamos que você boia mesmo, devido alta concentração de sal na água - 8 x mais salgada que o mar!🌊 ⠀⠀⠀
⠀⠀⠀
✅Acesse e confira: www.tanaminharota.com.br (link na bio)
🚙 Passeio com @araya.atacama
  • Que Sexta-feira 13 que nada! 
Hoje é Dia do Beijo! 💋
📍Valle de La Luna
  • 📝Já conferiu as novidades lá no blog? ⠀⠀⠀
Quem segue a gente nas redes sociais sabe que fizemos o nosso 📚intercâmbio em Chicago. Nós mostramos muita coisa legal pra fazer na “windy city”, mas ficamos pouco tempo em hotel por estarmos em apartamento e casa de amigos.  E como muita gente nos pediu sugestão de 🏩hotéis por lá, resolvemos fazer esse post. ⠀⠀⠀
⠀⠀⠀
➡️A nossa dica é ficar no centro de tudo, em downtown, que por lá é conhecido como “Loop”. 🛏️Confira nossa seleção de 7 hotéis em Chicago e escolha o que mais se encaixa no seu roteiro de viagem. ⠀⠀⠀
⠀⠀⠀
👉🏻www.tanaminharota.com.br (link na bio).
  • Aí você tá procurando uma 📸foto massa do Atacama pra postar e acha umas 86340 tipo essa! 🙊🙈
😍Não estou podendo com tanta beleza, com tanta paisagem cheia de cores assim!
Essa é das Lagunas Escondidas 💙
  • 👉🏻Que tal essa “lhaminha” 🐾escalando o Vulcão 🌋 Miscanti que vimos durante o 🚙passeio das Lagunas Altiplânicas? 📍Lagunas Miscanti e Miniques, Atacama.
  • 💙Laguna Cejar ⠀⠀⠀
💦Sabia que apesar de ser uma das mais famosas do 🌵Atacama, não é possível tomar banho nela? Na verdade o passeio se chama “Laguna Cejar”, mas você visita 3️⃣ lagoas. E somente em uma delas é possível entrar, 💧a Piedras, onde estamos nessa foto. 😍A paisagem das lagoas com os vulcões ao fundo é de babar!

Siga Me!