Postado na categoria Natureza e Aventura em 11 de Abril de 2018 por Grasi e Luciano

7 Lagunas Escondidas no Atacama: Lagoas de diversos tons de azul 

  • Passeio
  • Atacama
  • Todos
  • 30 CLP

Como foi o nosso passeio pelas Lagunas Escondidas no Atacama

O turismo nessa região é repleto de passeios, ou seja, você não fica apenas num lugar. Assim, fizemos vários a partir da cidade de San Pedro do Atacama, a cidade base. O primeiro deles foi para as Lagunas Escondidas de Baltinache, que é um lugar imperdível para impressionar logo de cara. As Lagunas Escondidas no Atacama  levam esse nome (escondidas), pois têm uma data de descoberta mais recente e ficam isoladas de tudo. Além do mais, elas têm ao redor, montanhas e pedras que compõem um visual maravilhoso ao contrastar com as cores das lagoas e do sal.

As 7 lagoas ficam mais precisamente entre a Cordilheira de Domeyko e a Cordilheira do Sal.  Pra chegar lá, fizemos uma viagem de mais ou menos 1 hora a partir de San Pedro do Atacama, ou seja, pertinho! O valor da entrada é de 5 mil pesos chilenos, que representa mais ou menos 28 reais por pessoa.

 

Antes de chegar nas lagunas…

Saímos pelas 8 horas da manhã, quando o Oscar, guia da Araya Atacama nos buscou no hotel para um passeio privativo com nossos amigos do blog Me leva de Leve. Apesar de ficar um pouco corrido, esse passeio é feito em meio período, ou seja, dá pra conciliar com mais um no mesmo dia.

Fomos em uma caminhonete 4 x 4, visto que algumas estradas exigem isso. O legal de ter um passeio privativo é ter a liberdade de fazer uma parada maior, e até mesmo mudar algum caminho.  Assim sendo, no primeiro dia isso já foi muito válido para esses dois casais de blogueiros!

 

Minas Terrestres

Logo no início do trajeto, paramos rapidamente para olhar um local que foi isolado em algumas partes e com muita sinalização de segurança. Ali foram colocadas milhares de minas terrestres em tempos de guerra do Chile contra o Peru, Bolívia e Argentina. De acordo com o que o Oscar falou, foram enterradas aproximadamente 200 mil minas, que já causaram muitos acidentes. Numa pesquisa rápida, confirmamos que existe um tratado que prevê a limpeza dessas áreas, mas é um trabalho que não evoluiu na velocidade que deveria.

 

Ônibus Abandonado

Também falamos com o guia sobre os outros passeios e locais conhecidos. Uma das perguntas que surgiu ali foi sobre um famoso ônibus abandonado no meio do deserto, pois sabíamos que ele renderia ótimas fotos. O Oscar falou que ficava a uns 30 minutos distante de onde passaríamos para ir às Lagunas. Logo, pertinho dali.

Certamente ele percebeu nossa empolgação, e sem falar nada pra gente, seguiu em direção ao ônibus. Ao contrário do que imaginávamos, ele nunca havia ido até lá! Foi massa porque deu até um frio na barriga quando ele fez a volta umas duas vezes. Ele tem um ótimo senso de direção e contou pra gente que sabia onde estava, mas não tinha a exata localização do ônibus. Disse também que nessas horas é que turistas “aventureiros” que vão de carro sozinhos se perdem.

Enfim, encontramos o ônibus e não deu outra, o visual é digno de pôster. Por mais que tivéssemos empolgados, tínhamos que ser rápidos, pois estávamos consumindo o tempo das Lagunas Escondidas. Com isso, montamos os tripés, subimos no ônibus e fizemos várias fotos legais. Sem dúvida foi uma parada muito legal, mas precisávamos seguir e dali até às Lagunas Escondidas foram mais ou menos 30 minutos.

Chegamos nas Lagunas Escondidas!

Por fim, chegamos nas Lagunas Escondidas, onde fizemos uma rápida parada na entrada do parque para ir ao banheiro e pagar os 5 mil pesos chilenos do ingresso. Também aproveitamos para passar protetor solar. Seguimos e paramos no estacionamento ao lado da primeira lagoa, que fica a uns 500 metros a frente da entrada.

De fato  o sol é lá é um absurdo, parece até que estamos mais perto dele, hehe. Como durante o dia ficamos muito expostos, vale um cuidado adicional e nas Lagunas Escondidas do Atacama isso é ainda mais sério. Visto que  elas são extremamente salgadas (8 vezes mais que o mar), é perigoso você entrar nessa água e depois permanecer no sol.  Por isso, montamos uma estratégia de segurança.

Das 7 lagoas, é permitido entrar em 2

Como são 7 lagoas, sendo que é possível entrar na primeira e na última, não fazia sentido chegar e já entrar na primeira. Para percorrer todas elas, sem parar são mais ou menos 20 minutos de caminhada. Sem contar que faríamos fotos e vídeos e com isso levaríamos mais tempo ali, com certeza derreteríamos no sol. Então chegamos e já começamos a caminhada em direção as 6 lagoas seguintes. E é uma mais bonita que a outra!

Nessas intermediárias, onde não é possível entrar, a água é muito, mas muito transparente. De perto conseguimos ver o fundo e todas as paredes de sal. Quando afastamos um pouquinho, o azul começa a predominar e é maravilhoso! É nesse ponto que fizemos as melhores fotos e também subimos o drone no retorno (ali é permitido).

Na última lagoa, que é permitido entrar, aproveitamos para fazer fotos com a água refletindo a paisagem. Tinha um pouquinho de vento, o que faz com que o efeito espelho diminua, mas mesmo assim ficou legal.

Tomamos a decisão de não entrar na água ali, mas sim voltar e fazer mais fotos e vídeos. Ao  entrar só na primeira lagoa, temos a vantagem de estar próximos aos chuveiros para tirar o sal. Como estávamos com os equipamentos, isso também pesou. Não dava pra pilotar o drone depois de estar empapado de sal debaixo daquele sol. E valeu a pena demais. Eu (Lu) parecia criança pilotando o bichinho naquele espaço imenso, lindo e sem obstáculos para atrapalhar. Detonei as baterias bem rápido. No fim, saíram umas fotos e vídeos bem legais.

 

Coquetel com vinho

Nesse momento o guia Oscar, que havia acompanhado a gente em todo o trajeto, deixou a gente lá e retornou para preparar um coquetel pra gente. Hum, beleza hein? A gente já estava com aquela fominha e depois da euforia de fotos com paisagens maravilhosas, um almoço com vinho chileno caíram muito bem. Foi ótimo!

Nesse dia a Araya Atacama preparou um prato com camarão, arroz integral, pepino recheado e uma massinha chocante. Além disso, foram servidos palitinhos com goiabada e queijo para acompanhar. Como não era nada pesado, forramos o estômago e depois entramos na primeira lagoa pra ver se era verdade que dava pra boiar e ficar de boa por ali.

Entrando na água!

Entramos na água, que é gelada! Mas é bem estranho, porque apesar de ela ter entre 18 e 20 graus, você sente um friozinho apenas na hora de entrar. Depois dá vontade de ficar por ali, tranquilo. Um ponto positivo desse passeio, é que não tem muita gente. Vimos apenas dois outros grupos chegando, mas como estávamos em horários um pouco diferentes, pegamos os espaços livres. Quando entramos na água estava só a gente ali.

Grasi falando aqui pessoal! É frio sim, eu achei a água bem gelada e não acostumei pra ficar tranquila como o Lu falou, hehe. Mas tem que entrar e viver essa experiência.

Depois do tchibum, pegamos o carro e paramos nos banheiros onde havia chuveiro para tirar o sal. É organizado e limpo, então dá pra ir de boa. Como estamos no deserto o pedido é que sejam banhos rápidos, e provavelmente é por isso que a água do chuveiro é fria.

Papo com outros viajantes

Enquanto a Grasi terminava de se arrumar (banheiro de mulher é sempre mais demorado), começamos a conversar um pessoal do Rio Grande do Sul. Eles estavam de carro, numa viagem com dois casais. Um pessoal muito gente boa, que saiu de Carlos Barbosa/RS (mais de 2.300km dali). Legal né? Brasileiro é mato mesmo, e lá vimos que nosso povo representa mais de 60% dos visitantes do Atacama.

 

O passeio para as Lagunas Escondidas no Atacama é obrigatório e uma ótima forma de começar a se aventurar pela região. A altitude é de mais ou menos uns 2.400 metros, então não tem muito com que se preocupar e vai ajudar você na aclimatação.

 

Abaixo um resumo do que é mais importante para esse passeio:

Distância de San Pedro do Atacama: 60km (aprox. 1 hora)

Duração: meio período (5 a 6 horas)

Altitude máxima: 2.400m

Visitas: 7 Lagunas de Baltinache

O que levar: roupas de banho, chinelos, protetor solar, boné e casacos (se for final do dia)

Incluído no passeio com Araya Atacama: coquetel e toalhas

 

Mais sobre o Atacama e o projeto De Leve na Rota no blog Me Leva de Leve. Siga também a tag #delevenarota no Instagram.

 

 

Não fique de fora das novidades do Tá na minha Rota!

 

Entre no Facebook e convide seus amigos pra curtir: Facebook.com/tanaminharota

Inscreva-se no nosso canal no Youtube: Youtube.com/tanaminharotablog

Siga o Tá na minha Rota no Instagram: Instagram.com/tanaminharota

E assine nossa newsletter para receber novidades e promoções de passagens no seu email: Newsletter

 

Hotéis: Reserve pelo Booking através desse link.

Apartamentos: Alugue apartamentos de temporada com desconto, pelo Airbnb através desse link.

 

Os sites acima, Booking e Airbnb, fazem cotações em diversas empresas/acomodações, garantindo os melhores preços e opções pra você. Reservando através desses links, você não paga nada a mais por isso e contribui para manter o blog sempre cheinho de novidades pra você!

 

Com carinho,

Grasi e Lu

 

Comentários

comentário

NEWSLETTER



Instagram

  • 💒Catedral Metropolitana de Santiago, de 1800. Localizada na Plaza de Armas, bem no centro histórico de Santiago. ⠀⠀⠀
📍É um ponto imperdível no roteiro pelo centro da cidade. A gente já tinha visitado ela em 2008 e fizemos questão de voltar. ⠀⠀⠀
⠀⠀⠀
A igreja é enorme, tem diversos vitrais, ornamentos, altares dourados e diversas obras🎨 de arte sacra distribuídas ao longo do corredor até o altar principal. O teto é de babar e a 😱riqueza de detalhes deixaria a gente ali por horas admirando.
  • Aquela 📷foto no meio da 🛣estrada...Que não pode faltar na sua viagem pro 🌵Atacama!
  • 🆘Nós conhecíamos pouco sobre Seguro Viagem e recebemos muitas perguntas sobre esse tema. 🧐E vamos falar a verdade: é um assunto meio chato e burocrático né? ⠀⠀⠀
⠀⠀⠀
Por isso, apesar de usarmos sempre o seguro do nosso 💳cartão de crédito pra viajar. Na viagem pro 🇨🇱 Chile resolvemos acionar um Consultor de Seguros. Ter um consultor que te dá 😀atenção e explica as coisas na nossa linguagem, com 😌paciência e segurança é maravilhoso! (E ainda atende por 📱WhatsApp).
⠀⠀⠀
➡️Contamos a nossa experiência no blog através de dúvidas que esclarecemos com a 👩🏻Maria Cecília, Consultoria de Seguros da @bonaventuraviagens. 👉🏻Nesse post respondemos várias perguntas que podem ser as suas também. Por exemplo: ⠀⠀⠀
⠀⠀⠀
✅Por que temos que contratar um seguro viagem? ✅Quanto custa? Valor mínimo de apólice. ✅O que cobre? ✅Posso usar o seguro do meu cartão? ✅Estou passando mal, como faço pra acionar o seguro? ⠀⠀⠀
👉🏻Dá um confere lá no blog: 
http://www.tanaminharota.com.br/dicas/seguro-viagem/
  • 😁Gente!! Tá no ar o primeiro post do Atacama!🌵 ⠀⠀⠀
Feito com todo 💕carinho e rico em detalhes como a gente ama fazer! 👉🏻É sobre o nosso primeiro passeio, nas 💦Lagunas Escondidas. ⠀⠀⠀
⠀⠀⠀
São 7 lagoas (em duas delas é possível entrar). Nós encaramos as águas geladas😬⛄️ (aprox.18 graus) e provamos que você boia mesmo, devido alta concentração de sal na água - 8 x mais salgada que o mar!🌊 ⠀⠀⠀
⠀⠀⠀
✅Acesse e confira: www.tanaminharota.com.br (link na bio)
🚙 Passeio com @araya.atacama
  • Que Sexta-feira 13 que nada! 
Hoje é Dia do Beijo! 💋
📍Valle de La Luna
  • 📝Já conferiu as novidades lá no blog? ⠀⠀⠀
Quem segue a gente nas redes sociais sabe que fizemos o nosso 📚intercâmbio em Chicago. Nós mostramos muita coisa legal pra fazer na “windy city”, mas ficamos pouco tempo em hotel por estarmos em apartamento e casa de amigos.  E como muita gente nos pediu sugestão de 🏩hotéis por lá, resolvemos fazer esse post. ⠀⠀⠀
⠀⠀⠀
➡️A nossa dica é ficar no centro de tudo, em downtown, que por lá é conhecido como “Loop”. 🛏️Confira nossa seleção de 7 hotéis em Chicago e escolha o que mais se encaixa no seu roteiro de viagem. ⠀⠀⠀
⠀⠀⠀
👉🏻www.tanaminharota.com.br (link na bio).
  • Aí você tá procurando uma 📸foto massa do Atacama pra postar e acha umas 86340 tipo essa! 🙊🙈
😍Não estou podendo com tanta beleza, com tanta paisagem cheia de cores assim!
Essa é das Lagunas Escondidas 💙
  • 👉🏻Que tal essa “lhaminha” 🐾escalando o Vulcão 🌋 Miscanti que vimos durante o 🚙passeio das Lagunas Altiplânicas? 📍Lagunas Miscanti e Miniques, Atacama.
  • 💙Laguna Cejar ⠀⠀⠀
💦Sabia que apesar de ser uma das mais famosas do 🌵Atacama, não é possível tomar banho nela? Na verdade o passeio se chama “Laguna Cejar”, mas você visita 3️⃣ lagoas. E somente em uma delas é possível entrar, 💧a Piedras, onde estamos nessa foto. 😍A paisagem das lagoas com os vulcões ao fundo é de babar!

Siga Me!