Postado na categoria Gastronomia em 20 de novembro de 2015 por Grasi e Luciano

La Grotte, um restaurante para incluir no seu roteiro pela Riviera Francesa!

  • Restaurante
  • Riviera Francesa
  • Todos
  • A partir de R$100

Boa comida, paisagem encantadora e atendimento perfeito!

Essa experiência foi massa demais! Após passar a manhã e a tarde em Mônaco, planejamos finalizar o dia com um passeio em  Roquebrune-Cap-Martin, que é a cidade que nos hospedamos ao lado de Mônaco. O que estava no nosso roteiro pela Riviera Francesa era conhecer o Chateau de Roquebrune (Castelo), então buscamos através do TripAdvisor, um restaurante para jantar perto dali após o passeio.  Foi assim que descobrimos esse restaurante inesquecível chamado La Grotte!

la-grotte–restaurante-chateau-roquebrune-monaco-frança

Um vila medieval

O  Chateau de Roquebrune  fica de frente para o mar, em uma vila medieval, no alto do morro. Aliás, morro é o que não falta por ali. E pra subir pelas estradinhas? Caramba, cada rua estreita e de mão dupla que quando vem outro carro na direção oposta você fecha o olho e reza pra não deixar o retrovisor. E tem que andar rápido tá? Sempre tem um “nativo” colado e acelerando atrás. Bom, mas voltando ao assunto…

Chegamos lá e descobrimos que o castelo estava fechado! Uma pena, mas com isso acabamos voltando para o estacionamento que era coberto de árvores, na maior paz e aproveitamos pra dar uma cochilada dentro do carro mesmo. Como a pernada havia sido grande ao longo do dia, essa parada para descansar foi ótima. Pelas 18h15 subimos para o restaurante, mas como ele abriria somente às 19 horas, ficamos ali no mirante admirando a paisagem e fazendo algumas fotos.

la-grotte–restaurante-roquebrune-cap martin-monaco-mirante la-grotte–restaurante-roquebrune-cap martin-monaco-frança-vista

Chegando no La Grotte

Uma das coisas mais legais é o próprio La Grotte, que fica encrustado na pedra (numa gruta mesmo). Ele é muito bonito, poderia ser mais ainda, se não fosse a tenda que montaram na frente para ampliar a capacidade.

Como a gente chegou antes de abrir, ficamos ali por fora e a garçonete veio oferecer bebidas. A Grasi escolheu um Aperol e eu pedi um vinho. O legal foi que já trouxe com as bebidas um pratinho de petiscos que caiu muito bem naquele friozinho.

Entramos alguns minutos depois e escolhemos uma mesa. O ambiente é um espetáculo, todo de pedra, parece que foi escavado para dar aquela forma. A decoração era muito bacana, tinha até um tacho de ferro enorme pendurado no teto. De um lado um bar e a cozinha, e do outro as mesas.

la-grotte–restaurante-chateau-roquebrune-monaco-frança_gruta

 

la-grotte–dentro-do-restaurante-chateau-roquebrune-monaco-frança

Brasile, brasile!

A Tatiana, a garçonete, era extremamente simpática e atenciosa, e falava praticamente só italiano (ah esse restaurante é italiano – sim fomos comer comida italiana na França. Pra gente isso significa garantia de comida boa! Hehe). Ela deixou o cardápio com a gente e começamos a olhar cada item sem pressa. Aí ela voltava perguntando se já estávamos prontos para pedir, a cada 10 minutos (umas 6 vezes), e aí dizíamos que ainda não e ela dava risada.

Mais uns minutinhos e ela voltava, aí perguntávamos o que era isso, o que era aquilo. Até que perguntamos o que era um prato que dizia mais ou menos assim: “Spaguetti au Gambas”. Estranho pra gente, queríamos saber o que era o tal do “gambas”. Ela foi tentando explicar, até que soltou um “fish”. Beleza, é um peixe ou algo do mar. Aí falei pra ela que Gambas no Brasil é outro bicho. A Tatiana não deixou nem eu terminar de falar e soltou:

– Brasile, Brasile, Brasile, amo Brasile!

Show de bola!  A partir daí ficou muito engraçado, pois a Tatiana passou a se esforçar ainda mais pra nos atender bem. Esse é o momento do orgulho de ser brasileiro (momento raro pra mim ultimamente).

 

Nossos pedidos

Eu perguntei pra ela se tinham uma tábua de queijos, pois não encontramos no cardápio. Tanto na Itália como na França é comum os restaurantes apresentarem opções de entradas com diversos queijos. E a Tatiana respondeu mais ou menos assim:

– Sim, podemos fazer uma pizza com vários queijos!

– Não é pizza, é só queijos, vários queijos… – o chatão aqui respondeu. E ela:

– Ah! Só queijo… Não temos, mas eu consigo fazer uma pra vocês!

Sensacional né? Aí eu fiquei mais feliz que gordo de camiseta nova. Ela voltou minutos depois com essa tábua de queijos sensacional! Ela colocou torradinhas, queijos com pimentas e temperos, queijo brie, queijo de cabra, entre outros tipos e mel para dar aquele toque especial! Estava espetacular! Como é bom comer aquilo que a gente estava com desejo né?

la-grotte-restaurante-queijos-chateau-roquebrune-monaco-franca

Mais uma entrada…

E a gente comeu tudo! A Tatiana veio nos perguntar se gostaríamos de pedir o prato principal e já viu que a nossa cara (e o nosso tamanho) não dariam conta de mais um pratão. Aí decidimos pedir uma outra entrada. Ela explicou cada opção com muita paciência (tá certo que tinha pouca gente no restaurante, mas era uma atenção que a gente não tava acostumado). Nessa hora já tínhamos conectado o wifi e o Google Tradutor ajudou a gente a perguntar e responder em italiano. Tinha que ver a alegria dela quando via o nosso esforço pra falar em portulianol (italiano com toques de espanhol e português).

Nesse meio tempo chegou um homem que deveria ser o dono do local, ele parecia o Tio Chico da Familia Adams e sentou em uma mesa com duas mulheres que já estavam ali. A gente não conseguiu ver o que aconteceu antes, mas ele deu um esporro na Tatiana. Quando a Grasi viu aquilo quase surtou, queria ir lá tirar satisfação, afinal a “Tati” já era Best Friend Forever dela né? O desgraçado devia é elogiar essa funcionária por tanta dedicação.

Pois é, depois do episódio chamamos a ragazza e pedimos essas tortinhas de legumes com queijo. Já deu pra ver que o povo aqui curte queijo né? Pô, uma delícia também! A massa derretia na boca e o recheio era muito saboroso. A gente não conseguiu comer tudo, estávamos explodindo!

la-grotte–restaurante-torta de legumes-chateau-roquebrune-monaco-frança

Na hora da foto!

Quando a gente acabou os pratos e bebidas, chamamos a Tatiana na mesa e contamos que a gente tem um blog de viagens no Brasil, que gostamos muito do atendimento dela e pedimos a conta. Assim que ela voltou com a conta falei no portulianol  fluente que queria tirar uma foto dela com a Grasi. Não sei como ela não entendeu, porque ela foi pegando a câmera da minha mão achando que ela tiraria uma foto da gente. Ai eu disse:

– No no no! É uma foto dela com você! Queremos uma foto porque vamos falar de você no blog.

Aí a bichinha quase pirou (até se agachou na hora, hehe), disse:

– Comigo? Vão falar de mim?

E assim entre sorrisos e agradecimentos saiu essa foto (abaixo). Ah, sabe o dono do restaurante, o Tio Chico? É esse cara ali na foto com a cara emburrada, hehe. Pelo menos nessa hora ele deve ter notado que a Tatiana foi especial pra gente e nos atendeu muito bem.

la-grotte–atendente-restaurante-chateau-roquebrune-monaco-frança COPIA

Como é bom ter experiências surpreendentes assim. Esse foi o lugar onde fomos mais bem atendidos na viagem. Não vamos esquecer nunca! Sabe né? Se for lá pras bandas do sul da França, dá um pulo lá na Tati.

 

Tem um vídeo no nosso canal mostrando um pouco mais de  Roquebrune-Cap-Martin e sul da França. Olha só:

Quer mais lugares do sul da França para incluir na sua rota? Clique aqui!

Montando o seu roteiro pela Riviera Francesa? Então você precisa incluir o restaurante La Grotte! #gastronomia #franca #europa

Não fique de fora das novidades do Tá na minha Rota!

 

Entre no Facebook e convide seus amigos pra curtir: Facebook.com/tanaminharota

Inscreva-se no nosso canal no Youtube: Youtube.com/tanaminharotablog

Siga o Tá na minha Rota no Instagram: Instagram.com/tanaminharota

E assine nossa newsletter para receber novidades e promoções de passagens no seu email: Newsletter

 

Hotéis: Reserve pelo Booking através desse link.

Passagens aéreas: Pesquise e encontre ofertas de voos no Skyscanner através desse link.

Apartamentos: Alugue apartamentos de temporada com desconto, pelo Airbnb através desse link.

Easysim4U: Chip de celular internacional para mais de 140 países. Consulte planos nesse link.

 

Os sites acima, Booking e Airbnb, fazem cotações em diversas empresas/acomodações, garantindo os melhores preços e opções pra você. Reservando através desses links, você não paga nada a mais por isso e contribui para manter o blog sempre cheinho de novidades pra você!

 

Com carinho,

Grasi e Lu

 

 

Comentários

comentário



Newsletter



    Instagram

    Instagram did not return a 200.

    Siga Me!

    Reserve seu Hotel

    Booking.com