1-blogando-no-vale-europeu-blumenau-pomerode-encontro-de-blogueiros

Postado na categoria Roteiros em 31 de agosto de 2017 por Grasi e Luciano

1º Blogando no Vale Europeu, Santa Catarina

  • Passeio
  • Blumenau
  • Todos
  • A partir de R$ 52

Encontro de Blogueiros em Blumenau e Pomerode

2017 tem sido um ano bem agitado para o blog. Fizemos muitos passeios, conhecemos muitos lugares e gente legal. Em Agosto, um dos “eventos” marcantes foi a primeira edição do Blogando no Vale Europeu. Foi um super encontro que reuniu 15 blogs em Blumenau e Pomerode – SC entre os dias 04 e 06. A organização, impecável, foi da Márcia do blog Casa de Doda.

Os compromissos profissionais não permitiram a gente chegar logo no início, mas a turma já foi se reunindo. A gente chegou direto na Adega Blumenau, onde o povo estava degustando ótimas cervejas e papeando. A Ana, do blog ITALIAna já gritou de longe quando viu a gente, haha. Fomos falando com a turma e entre uma história e outra, recebíamos aulas de cervejas especiais! Dali fomos direto para o Glória, nosso hotel, pois o dia seguinte seria cheio.

Centro de Blumenau

Acordamos já salivando pra entrar no Cafehaus Gloria, confeitaria do hotel que ficamos hospedados. Tomamos um cafezão maravilhoso e saímos andando em direção à Prefeitura Municipal de Blumenau, nosso ponto de encontro. Ali esperamos reunir todos e conhecemos a Sissi, guia da secretaria de turismo. Ela se apresentou e explicou sobre nosso passeio, focou nos detalhes da arquitetura e história de Blumenau.

A prefeitura é maravilhosa. Construída no estilo enxaimel em 1980, é uma das mais modernas de Santa Catarina. Ela foi construída no local de uma antiga estação ferroviária e é um dos locais mais fotografados da cidade.

Na frente da prefeitura está exposta a primeira locomotiva de Blumenau, importada da Alemanha em 1908. Ela tem o apelido de Macuco, devido ao som que ela produzia, que era parecido com o da ave que leva esse nome.

Ali pertinho da prefeitura está o Relógio das Flores. Um dos cinco existentes no Brasil, foi inaugurado no ano 2000 na comemoração dos 150 anos do município.

Arquitetura Enxaimel e Teatro Carlos Gomes

Saímos andando pela Rua XV, a tradicional via que vira palco do desfile da Oktoberfest. Essa rua é demais! São vários prédios com arquitetura estilo enxaimel que dão aquela sensação de não estar no Brasil. Até os bancos e muitos comércios tem essa arquitetura, o que dá um charme todo especial as ruas da cidade.

Um negócio interessantíssimo é o desenho do pavimento da rua e calçadas. Elas foram projetadas para “espelhar” os 13 prédios tombados pelo patrimônio histórico. Uma ideia bacana para destacar quais deles são os históricos.

Paramos rapidamente pra uma foto em frente ao Teatro Carlos Gomes. Em SC ele é muito famoso e já recebeu inúmeros artistas consagrados. Fizemos outra parada rápida em frente ao Castelinho da Havan (antigo Castelinho da Moelmann). É um prédio muito bonito, cartão postal da cidade. Há alguns anos atrás, foi exatamente ali na frente que ficamos para assistir o desfile da Oktober.

Museu Hering

Da rua XV, pegamos o ônibus e fomos para o Museu Hering. Ele conta a história da marca fundada por Hermann Hering, um importante marco da indústria têxtil brasileira.  O museu fica no Bairro do Bom Retiro e a entrada é gratuita.

O tour começou com vídeo sobre a Família Hering que veio da Alemanha para o Brasil em 1878. É uma história admirável de coragem e empreendedorismo. A visita continua numa demonstração da do processo de transformação da planta do algodão até a fabricação da linha. Tem máquinas antigas que ainda funcionam e os visitantes podem testar. Várias máquinas de costuras de todos os tipos e idades também fazem parte do acervo, que mostra um histórico das criações da marca.

Casarões e Jardins

O espaço é maravilhoso, e fomos para o lado de fora, onde apreciamos os casarões que compõem o local. Extremamente bem cuidados, eles enfeitam o caminho que leva até o jardim suspenso.

Esse local é muito bonito! Montaram um jardim no terraço de uma parte da fábrica, repleto de flores e belas plantas, o projeto é do renomado Burle Marx.

Mausoléu, Cemitério dos Gatos e Museu da Família Colonial

Voltamos para o centro e passamos pelo Mausoléu Doutor Blumenau. Esse é o local que abriga os restos mortais do fundador da cidade e de alguns familiares. O espaço também recebe exposições periodicamente.

Atrás do Mausoléu, está um lugar muito curioso e bastante visitado, o Cemitério dos Gatos. Ele foi criado pela Edith Gaertner, neta do fundador da cidade. Ela era uma amante da natureza e dos animais. O cemitério fica no parque que leva seu nome. Haviam 50 sepulturas, mas foram preservadas apenas 9, após a idealização do parque. Lá também se encontra a casa onde Edith viveu.

Junto ao parque Edith Gaertner, está o Museu da Família Colonial. É um espaço cultural que possui mais de 6 mil itens da época dos colonizadores. Além de rico no acervo, possui uma bela arquitetura, no estilo enxaimel.

Restaurante Tapyoca

O almoço foi um excelente buffet com feijoada no restaurante Thapyoca. Esse é um local super tradicional da cidade especializado em gastronomia alemã e italiana. O espaço é bem bonito e tem vista pra uma linda ponte e uma cachoeira.

O espaço abre para almoço e jantar e eles possuem uma unidade também na cidade vizinha de Timbó.

Blumenau e o Vale da Cerveja

Fizemos um post sobre Blumenau e a cultura da cerveja. Nele falamos um pouco dos outros locais que passamos, como o Museu da Cerveja que fica ao lado do Restaurante Thapyoca. É um espaço que conta sobre a história da cerveja e como ela se liga também à história de Blumenau.

Após visitar o museu, subimos no “bus” em direção ao Museu da Água. O museu fica na antiga estação de tratamento de água de Blumenau. Lá dá pra ver o processo de tratamento da água, elemento importante na fabricação das muitas cervejas artesanais que tem por lá. Como a estação fica no alto de um morro, a dica aqui é curtir a vista panorâmica da cidade e fazer algumas fotos.

E pra deixar esse roteiro ainda mais interessante começamos um pequeno tour pelas cervejarias de Blumenau. Primeiro fomos até a Cerveja Blumenau e em seguida na Cervejaria Container, no entardecer chegamos no Vale do Lúpulo, uma loja de suplementos perfeita pra quem quer fabricar a sua própria cerveja – confira nesse post como foram essas experiências.

Vila Germânica

Depois de tantas andanças, o pessoal estava precisando tomar aquele banhinho e ficar cheiroso e bonito pra ir até a Vila Germânica. O local de eventos mais conhecido da região, por ser o local da famosa Oktoberfest – típica festa alemã que acontece todos os anos no mês de outubro.

O que pouca gente sabe é que durante todo o ano a Vila tem eventos super bacanas. Durante o 1º Blogando no Vale Europeu pudemos participar do “Sabores de Santa Catarina”, uma experiência que reúne em Blumenau toda a riqueza e diversidade da gastronomia do estado. Falamos mais do evento e da Vila Germânica nesse post aqui.

 

Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil

De manhã nos encontramos no Hotel Himmelblau e partimos pra Pomerode. Em 45 minutos chegamos no Pórtico de entrada da cidadezinha. Olha que gracinha! Construção enxaimel e toda cheia de flores, um cartão postal pra essa linda cidadezinha típica alemã.

Os blogueiros já ficaram doidos e começaram a puxar suas máquinas fotográficas e celulares e “brigar” com quem passava na frente das fotos, hehe. Ali dentro você encontra souvenirs da cidade, informações e materiais sobre o turismo na cidade.

O nome da cidade remete a Pomerânia, que fica no norte da Alemanha, de onde vieram a maior parte dos imigrantes alemães que se instalaram na cidade. É aqui que fica o maior acervo de construções em enxaimel do país, com mais de 100 casas tombadas pelo patrimônio histórico.

 

Museu Pomerano e a Osterbaum

Depois das fotos no pórtico seguimos para o Museu Pomerano, que trás parte da história do município a partir da chegada dos imigrantes europeus, no século 19.
São peças de tecido, porcelanas, móveis, charretes, livros, vitrolas etc., que tratam a época.

Depois fomos conhecer a Osterbaum, a maior árvore de páscoa do mundo! O Mirco, guia da Secretaria de Turismo de Pomerode, que nos acompanhou durante todo o trajeto em Pomerode, falou que o feito é certificado pelo Guiness Book com 82.404 casquinhas de ovos naturais doados pela comunidade.

Ela estava ali desde março e nós tivemos a sorte de pegar a última semana de exposição da árvore – na semana seguinte ela foi retirada.

Loja da Schornstein

A Schornstein é uma das cervejarias mais conhecidas da região. Na produção de todas as suas cervejas a marca utiliza apenas malte, lúpulo, fermento e água.

Além da fábrica, eles tem uma loja e um bar. Nós visitamos apenas a loja e compramos alguns souvenirs. O Schornstein Kneipe é o bar oficial da marca, fica ao prédio da loja/fábrica e chame atenção pela beleza da construção e pela imponente chaminé de 30 metros de altura.

Depois da cervejaria ficamos livres para andar pelas ruazinhas do centro e conhecer um pouco mais. Passamos em lojinhas de souvenir, na Praça Torgelow e na loja de produtos à base de queijo fundido, Pomerode Alimentos.

Saímos de Pomerode já com vontade de voltar, pois faltou conhecer a Rota Enxaimel e o Zoo de Pomerode e a fábrica de porcelanas Schmidt. A cidade também é referência em cicloturismo, fazendo parte de roteiros pelo Vale Europeu e suas belezas. Pra finalizar fizemos uma foto na placa da cidade.

1-encontro-blogando-no-vale-europeu-santa-catarina (18)

De volta a Blumenau…

Fomos até o Himmelblau Palace Hotel, onde estávamos sendo aguardados pela pela Mac Marquetti e o chef do hotel para o almoço de encerramento. O prato não poderia ter sido melhor escolhido, risoto de linguiça Blumenau!

Um viva pro Vale Europeu e pra esse encontro! Adoramos participar do 1º Blogando no Vale Europeu não só por voltar pra essa região que tanto gostamos, mas por ter reencontrado e conhecido pessoas tão legais. É inspiradora a troca que vivemos neste final de semana com outros blogueiros de viagem. Deixou a gente renovado e cheio de gás pra produzir conteúdo cada vez melhor para os nossos leitores.

Fotos internas no Museu Hering, por Fundação Herman Hering, foto de capa por Casa de Doda, Fotos do grupo em Pomerode por Blog Meu Destino.

 

O 1º Blogando no Vale Europeu foi organizado pela Márcia Silveira, do blog Casa de Doda.

Blogs participantes do encontro, de 5 diferentes estados brasileiros:

Meu Destino – André Morato
Retrip – Antônio Jr.
Italiana – Ana Grassi
Vamos Por Aí – Ana Carolina e Miranda
Viajar Correndo – Carolina Belo
Viajante Solo – Denise Tonin
Mapa na Mão – Ester Nunes
Tá Indo Pra Onde – Fernanda Scafi
Destinos Por Onde Andei – Gisele Prosdocimi
Relatos de Viagem – Laís Roani
Roteiros e Dicas – Laura Wolff
Rota Terrestre – Sabrina da Rosa
Entre Polos – Zudi Dadalt

 

Nossos apoiadores:

Apoio Institucional:  Convention Bureau Blumenau, Secretaria Municipal de Turismo de Blumenau, Vila Germânica, Prefeitura Municipal de Pomerode

Apoio:  Plaza Hotel BlumenauHimmelblau Palace HotelHotel10 BlumenauSlaviero HotéisHotel GlóriaHotel Ibis Blumenau e Hotel Steinhausen.

Parceiros:  Effort DigitalRestaurante ThapyocaSealBagExecutivo TransportesFeelCleanMuseu HeringCerveja BlumenauRestaurante PertuttiCervejaria ContainerCervejaria SchornsteinNeoPrint Gráfica DigitalAdega BlumenauMortadella Ristorante & PizzeriaRDK TurismoBlog a Vida é Uma CorridaMulheres Que Correm

 

1-blogando-no-vale-europeu-blumenau-pomerode-santa-catarina

Não fique de fora das novidades do Tá na minha Rota!

 

Entre no Facebook e convide seus amigos pra curtir: Facebook.com/tanaminharota

Inscreva-se no nosso canal no Youtube: Youtube.com/tanaminharotablog

Siga o Tá na minha Rota no Instagram: Instagram.com/tanaminharota

E assine nossa newsletter para receber novidades e promoções de passagens no seu email: Newsletter

 

Hotéis: Reserve pelo Booking através desse link.

Apartamentos: Alugue apartamentos de temporada com desconto, pelo Airbnb através desse link.

 

Os sites acima, Booking e Airbnb, fazem cotações em diversas empresas/acomodações, garantindo os melhores preços e opções pra você. Reservando através desses links, você não paga nada a mais por isso e contribui para manter o blog sempre cheinho de novidades pra você!

 

Com carinho,

Grasi e Lu

 

 

Comentários

comentário

NEWSLETTER



Instagram

  • Aquela foto que sua mãe diria: “Sai daí menino!”😂😂 ⠀
⠀ ⠀
📍Skydeck, Chicago!
  • #tbt de hoje é da Bahia!!💙 💛Que lugar pra gente ter saudades hein!? 📷Farol da Barra, Salvador!
  • 🍕 Em Chicago é obrigatório experimentar a Deep Dish Pizza! Seja no restaurante 📍 Giordano´s ou 📍 Lou Malnati´s, essa receita é maravilhosa. ⠀
⠀
Alguns podem dizer que aquilo ☝️ não é pizza, pode até chamar de uma torta salgada, não importa. 😋 Adoramos! Fomos nessas duas famosas casas para provar essa receita tradicional e fica realmente difícil dizer qual é a melhor.
⠀
➡️ Endereços (um dos vários): Giordano´s (130 E Randolph St.) | Lou Malnati´s (439 N Wells St.).
💵 Preço médio: USD 30,00 por pizza para duas pessoas
.
  • 📣TÁ NO AR o primeiro post de CHICAGO!
⠀
🤭Ultimamente a gente só fala nessa cidade né? 👍🏼Afinal foi lá que fizemos o nosso 📚intercâmbio agora em setembro. ⠀
⠀
➡️Temos muita coisa pra contar desse tempo que passamos na cidade. 🏙Mas resolvemos começar por uma lista bem objetiva e cheinha de fotos sobre 👉🏻"O que fazer em Chicago". São 🔟 atrações imperdíveis, aquelas que não podem faltam no seu roteiro sabe? ⠀
⠀ ⠀
😍Estamos preparando muito mais material desse pedacinho de Illinois, nos 🇺🇸Estados Unidos pelo qual nos apaixonamos. ⠀
⠀
▶️Tá de bobeira nesse domingão? Já 🏃🏻‍♂️corre lá ler: www.tanaminharota.com.br (link na bio).
  • 📍 Museum of Science and Industry, em Chicago. ⠀
⠀
Esse museu é 🤓 maravilhoso e diferente de todos os outros que já vimos! Com muita 🖥️🔭 tecnologia e interatividade para mostrar como as coisas funcionam. ⠀
⠀ ⠀
Dentre as partes mais legais estão um ⚓ Submarino alemão da segunda guerra mundial, um ✈️ Boeing 727 e um 💨 simulador de tornados. ⠀
⠀
Vale demais a visita!👍 Essa é uma das atrações inclusas no CityPASS Chicago.
  • 📍O Distillery District é uma região peculiar de 🇨🇦Toronto. ⠀
⠀ ⠀
É nesse ponto que o antigo se encontra com o moderno. A  área, que tem mais de 40 🏭edifícios, faz parte do patrimônio da cidade e foi o coração da exportação mundial de 🥃uisque. ⠀
⠀ ⠀
Você pode encontrar uma imensa variedade de 🍴restaurantes, ☕️cafés, obras de 🎨arte e galerias nessa área, que foi recentemente revitalizada. ⠀ ⠀
⠀
A área também conta com uma recheada 🎭🎷programação cultural, com eventos musiciais e apresentações artísticas. Na segunda foto um dos pontos mais 📷fotografados por lá, a palavra ❤️“love” cheia de cadeados dos visitantes apaixonados...
Imperdível! 😀👍🏼 ⠀
⠀ 🔺Mais sobre Toronto no link da bio! 👆🏼
  • 💛O Graffiti Alley, Toronto! ⠀ ⠀⠀
⠀
(E vai ter muita 📷foto desse lugar, pq os grafites são 😍lindos demais! E fotógrafo 🙋🏻‍♂️ali tava empolgado nesse dia! Hehe).
  • 🥐🍒Que tal um piquenique na Toronto Island? ⠀ ⠀ ⠀
⛴Nesse dia fomos até a Centre Island, uma das ilhas de Toronto e aproveitamos a tarde para 👫passear e curtir as atrações que ela oferece. ⠀ ⠀ ⠀
⠀
Para as crianças tem 🎠carrosel, 🎡roda gigante, passeio de 🐴pônei. Para os mais grandinhos tem teleférico, aluguel de 🚲bicicletas e vários 🍴restaurantes. ⠀ ⠀ ⠀
⠀ ⠀
😍Mas o que mais nos encantou foram os 🌼🌸jardins floridos e 🍃gramados super bem cuidados. 😌Lugar perfeito para relaxar e curtir um final de tarde. ⠀
⠀
➡️Já tem post no ar com as 10 principais atrações de Toronto! (Link na bio)
  • 📣TÁ NO AR o post com as 10 atrações mais imperdíveis de Toronto! ⠀
⠀
😍O que é essa cidade minha gente? Linda, segura, organizada, florida...E uma das mais multiculturais metrópoles do 🌎mundo! ⠀
⠀
Programe sua ida pro 🇨🇦️Canadá e confira aqui o que fazer em Toronto! ⠀
⠀
➡️www.tanaminharota.com.br ou link da bio.

Siga Me!