belo-horizonte-encontro-rbbv-2016

Postado na categoria Roteiros em 12 de dezembro de 2016 por Grasi e Luciano

Encontro RBBV 2016 e City Tour em Belo Horizonte

  • Hospedagem
  • Belo Horizonte
  • Todos
  • A partir de R$ 600

Um final de semana na capital mineira!

Nos dias 26 e 27 de novembro de 2016 participamos do Encontro Nacional de Blogueiros, organizado pela Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem. Foi o nosso primeiro encontro e o maior já organizado pela rede, haviam 150 pessoas e 100 blogs por lá!

O evento já começou na sexta-feira com uma programação intensa. Aconteceram várias palestras legais, teve city tours, almoços e jantares em restaurantes da cidade, tudo muito bem organizado e com uma galera super legal!

Chegamos em Belo Horizonte no sábado pela manhã e já corremos para o Museu de Arte da Pampulha, onde estavam sendo ministradas as palestras do encontro. A recepção foi muito bacana e no primeiro intervalo já pudemos conhecer alguns colegas. Também aproveitamos para comprar o livro “Dois no Mundo” do casal de viajantes Karla e Fred, do blog Compartilhe Viagens. Eles registraram momentos marcantes com amigos e “estranhos ímpares” que encontraram em sua volta ao mundo em 2013.

Na hora do almoço a gente deu uma passadinha rápida no Hotel Quality Pampulha, onde ficaríamos hospedados. Precisávamos deixar nossa bagagem lá porque a programação do encontro seguiria até o final do dia.

 

Museu de Arte da Pampulha – MAP

Então, voltamos para o MAP de onde sairíamos para um city tour pela cidade com destaque para o Conjunto Moderno da Pampulha. O local leva a assinatura de importantes nomes da arquitetura e das artes, como Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Cândido Portinari, e é o principal cartão-postal da cidade de Belo Horizonte. Em 2016, o conjunto foi eleito como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

belo-horizonte-encontro-rbbv-2016-map-museu

Começamos o passeio visitando as dependências do museu (MAP) onde tivemos uma breve explanação contando a história do prédio e do complexo da Pampulha. Esse prédio foi projetado inicialmente para ser um cassino na década de 1940, durante a administração do prefeito Juscelino Kubitschek. E foi primeiro projeto de Oscar Niemeyer para o Conjunto Arquitetônico da Pampulha.

Cercando toda essa região, a Lagoa da Pampulha representa um belo cenário para atividades de caminhada, ciclismo e apreciação da natureza. Ela tem cerca de 18 quilômetros de extensão e acompanha todo o conjunto da Pampulha.

belo-horizonte-encontro-rbbv-2016-lagoa-pampulha

Os jardins em torno do prédio foram criados pelo paisagista Roberto Burle Marx. Que têm como característica principal sua composição de formas sinuosas, com grandes blocos ou manchas de cores, organizados com espécies da flora brasileira. Não é a toa que essa região é tão bonita, pois além de Niemeyer e Burle Marx, há estátuas de Ceschiatti, Zamoiski e José Pedrosa espalhadas pelo local. Só tem artista fera. Os jardins são muito bem cuidados e as instalações estão em ótimo estado de conservação.

Igreja São Francisco de Assis

Saindo do MAP, partimos para o city tour pela cidade de Belo Horizonte organizado pela Belotur e pela SETUR.  Começamos visitando a  Igreja São Francisco de Assis, que fica às margens da Lagoa da Pampulha. Ela também é de autoria de Niemeyer com a colaboração do paisagista Burle Marx e dos artistas Portinari e Paulo Werneck.

A construção em tons de azul tem linhas e curvas totalmente revestidas por azulejos. E o que é esse painel figurativo São Francisco feito por Portinari? Ele é realmente lindo e é o cenário mais concorrido para os cliques.

Por dentro a igreja é super bonitinha também. Com paredes e teto de madeira, altar e mais 14 painéis de Cândido Portinari que retratam a Via Sacra, uma das obras mais famosas do artista.  Tudo isso forma uma construção única e encantadora. O valor da entrada para conhecer a igrejinha é de apenas R$ 3,00 e lá você pode comprar vários tipos de souvenirs do local e da cidade pra levar de lembrança.

Parque das Mangabeiras

O próximo ponto turístico que visitamos foi o Parque das Mangabeiras, com gramados e vários mirantes com vista panorâmica da cidade. Adoramos esse lugar! Se a gente morasse em beagá com certeza frequentaríamos. Esse parque fica na Serra do Curral e é parte da história de Minas Gerais, a serra é tombada pela Lei Orgânica do Município e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

Praça da Liberdade

Finalizamos o city tour na  Praça da Liberdade, localizada na região da Savassi e cercada por avenidas importantes, prédios governamentais e históricos. Adoramos conhecer essa praça que faz parte da história da cidade. Ela é bem aconchegante, com paisagismo inspirado no Palácio de Versalhes da França, tem jardins, estátuas, chafarizes. É um local de lazer para os moradores e ponto turístico para nós visitantes.

Albano´s Restaurante

O sábado terminou no  Albano’s, um boteco super tradicional na cidade, com ótimo chopp e petiscos excelentes. Ele fica na rua Rua Pium-Í, que é cheia de barzinhos legais. Aliás, o chopp ali é destaque e já foi premiado inúmeras vezes como o melhor da cidade. Olha só a galera que se reuniu por lá (a gente tá no cantinho esquerdo), quando reparamos só tinha blogueiro dentro do boteco, o estabelecimento foi fechado só pro nosso evento #choquei.

Chegamos do Albano´s já era umas 23h. Estávamos super cansados, foi um dia intenso, de muito calor mais que valeu cada segundo. No domingo a programação do encontro foi toda no espaço de eventos do Hotel Quality Pampulha, que por coincidência era o nosso hotel (que maravilha!).

Ah, um lugar que não dá pra deixar de fora é o Mercado Central de Belo Horizonte. Desta vez não pudemos marcar presença, pois foi um passeio que ocorreu um dia antes de chegarmos. Em nossa viagem anterior à cidade, fomos até lá e aproveitamos para comprar um ótimo queijo, um doce de leite imbatível e tomar um chopp sensacional na Backer, cervejaria local.

belo-horizonte-encontro-rbbv-2016-igreja

Resumindo: “Beagá” é linda, recebeu o Encontro Nacional de Blogueiros de Viagens de braços abertos, o evento foi um sucesso, todo mundo elogiou e saiu renovado de alguma forma. Nós adoramos, conhecemos novos locais, novas pessoas, foi extremamente proveitoso e nos deu aquele gás pra continuar blogando aqui pra vocês.

Valeu BH! Esperamos voltar em breve, porque ainda não saciamos nossa vontade de pão de queijo e doce de leite, hehe.

Patrocinadores do Evento: Viajanet, Easysim4u, Zarpo Brasil e Booking.com

Apoiadores: Conjunto Moderno da Pampulha, Belotur, Setur, Prefeitura de Belo Horizonte, Hotel Quality Pampulha, Choperia Albano´s, Orlando em Revista e Magic Press.

Transportadora Oficial:  Latam Airlines

 

Confira mais lugares incríveis pra colocar na sua rota pelo Brasil, clicando aqui!

 

Não fique de fora das novidades do Tá na minha Rota!

Entre no Facebook e convide seus amigos pra curtir: Facebook.com/tanaminharota

Inscreva-se no nosso canal no Youtube: Youtube.com/tanaminharotablog

Siga o Tá na minha Rota no Instagram: Instagram.com/tanaminharota

E assine nossa newsletter para receber novidades e promoções de passagens no seu email: Newsletter

 

Hotéis: Reserve pelo Booking através desse link.

Apartamentos: Alugue apartamentos de temporada com desconto, pelo Airbnb através desse link.

 

Os sites acima, Booking e Airbnb, fazem cotações em diversas empresas/acomodações, garantindo os melhores preços e opções pra você. Reservando através desses links, você não paga nada a mais por isso e contribui para manter o blog sempre cheinho de novidades pra você!

 

Com carinho,

Grasi e Lu

 

Comentários

comentário

NEWSLETTER



Instagram

  • 🏢 E o prédio do Banespa (também conhecido como Banespão ou Ed. Altino Arantes) vai reabrir! ⠀⠀⠀
⠀⠀⠀
😄 Depois de ficar 2 anos fechado ele vai reabrir para o público no dia ➡️ 26 de janeiro, agora rebatizado de 👉 Farol Santander (será que esse novo nome pega?).🤔⠀⠀⠀
⠀⠀⠀
🛠️ Depois de uma longa reforma, o edifício que é um dos símbolos da cidade, foi transformado em um espaço de 🎭🎨 cultura e lazer. Com 11 andares para visitação, incluindo o mirante, antes o único lugar que permitia acesso do público. ⠀⠀⠀
⠀⠀⠀
▶️ Vai ter exposição de 🖼️ painéis de sucata do Vik Muniz, tem espaço dedicado a memória do 🎥 edifício, contando a história do local, uma unidade do ☕ Suplicy Cafés Especiais. ⠀⠀⠀
⠀⠀⠀
Tem pista de skate idealizada por ninguém menos que Bob Burnquist, palestras sobre empreendedorismo, 👨‍🎨 exposições temporárias...E algo que nos chamou a atenção é um 🛏️ loft do 25 andar, que será alugado por 4.000 reais a diária para hospedagem e eventos para até 50 pessoas, pelo🛎️ AirBnb. ⠀⠀⠀
⠀⠀⠀
O centro da capital merece atrativos de qualidade como esse. 😍 Estamos ansiosos pra conhecer!
  • 🍕Já viram o POST DELÍCIA que tem lá no blog?😋
⠀⠀
Saiba onde 🍴comer Deep Dish Pizza em Chicago - o prato mais famoso da cidade. 🍕 ⠀⠀⠀
⠀⠀⠀
Confira qual a diferença dessa pra outras pizzas, sua história e 📍3 locais pra provar essa maravilha! (🤤babando só de lembrar...).
  • 🌿Parque Ibirapuera!💦⠀⠀ ⠀⠀⠀
⠀
(Desses dias aí... pq hoje a gente tá é ✏️editando post e organizando conteúdo pro 🎥canal 😜).
  • 🏙Chicago do alto! ⠀⠀⠀
⠀⠀⠀
(Ps.: Isso não é 🌊mar. É um 💦lago. Embora muitas vezes a gente olhava achando que era... de tão 😱imenso!)
  • 🏖 Praia de Laranjeiras, vista do Parque @unipraias. ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀
⠀⠀⠀
📍Balneário Camboriú, SC.
  • 💚Balneário Camboriú, SC! 
Vista dos 🚠bondinhos do Parque Unipraias. ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀
👉🏻Esse final de semana na nossa segunda casa foi lindo! Ficamos com a 👨‍👩‍👧‍👦👦🏽família, levamos nosso sobrinho no Parque @unipraias, encontramos amigos 👭e fomos recebidos com sol ☀️ depois de dias de muita ☔️chuva e com previsão de que viria mais... ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀
Mesmo sendo sempre tão 😅corridas as nossas viagens pra lá... a gente não abre mão desse bate e volta pra nossa BC! 😀
  • 📣Tem POST de DICAS no ar!! ⠀⠀⠀
⠀⠀⠀
➡️Fornelli Tower Chicago – Acomodação no intercâmbio.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🏠A moradia durante um intercâmbio é decisiva para o sucesso da viagem. 👎🏼Ficar em lugar ruim ou pode jogar sua experiência para o buraco. ⠀⠀ ⠀⠀⠀
⠀
📚Em nosso intercâmbio na Kaplan International fomos certeiros ao ficar no 🏢Fornelli Tower Chicago. Mas nem tudo foi só alegria. ⠀⠀⠀
⠀⠀⠀
👉🏻Confira nossa experiência e os perrengues nesse post! ⠀⠀⠀
✍🏻www.tanaminharota.com.br - aba DICAS.
  • 🐵Evolução Humana, no Museu de História Natural de Nova York! 🗽
⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀
(Só um parênteses 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣).
  • 🎵Neeww Yoork!! 🎶
Tá rolando tanta promoção pra Nova York que a gente fica aqui se coçando pra comprar! (Me segura! 😬). ⠀⠀⠀
⠀⠀⠀
✈️Ir pra lá ou pra qualquer cidade dos EUA 🇺🇸costuma ser uma viagem mais barata do que pra muitos destinos brasileiros. ⠀⠀⠀
⠀⠀⠀
☝🏻Se você ainda não tem passaporte e 🇺🇸visto americano agiliza aí pra estar com toda a 📁documentação pronta quando aparecer uma promo! 😉

Siga Me!