Postado na categoria Roteiros em 8 de junho de 2017 por Grasi e Luciano

O que fazer em Morro de São Paulo

  • Passeio
  • Morro de São Paulo
  • Todos
  • R$ 50 tirolesa

Lugares imperdíveis em Morro de São Paulo

Que a Bahia é famosa por suas belezas naturais, seu povo, história e carnaval a gente já sabia. O que surpreendeu foi um pedacinho do litoral muito especial chamado: Morro de São Paulo.

Morro de São Paulo fica na Costa do Dendê, um verdadeiro mosaico de praias, baías, manguezais, costões rochosos, restingas, nascentes, lagoas, rios, cachoeiras e estuários. Seus 115 km de litoral abrangem as localidades de Valença, Morro de São Paulo, Boipeba, Igrapiúna, Cairu, Camamu, Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá e Maraú.

Esse destino é uma ilha e o acesso é feito somente por barcos ou avião. Nós escolhemos um trajeto chamado semi-terrestre, que leva cerca de 3h30, de Salvador até Morro de São Paulo. Vamos detalhar melhor essa informação em um próximo post. Por enquanto, confira aqui o que fazer em Morro de São Paulo:

 

1 – Passeios

Os passeios de barco/lancha são imperdíveis nesse destino. Tem um que é obrigatório, que é o Volta às Ilhas. Confira aqui o post com 3 opções de passeio pra fazer em Morro de São Paulo.

 

2 – Morro do Farol (Mirante e Tirolesa)

O mirante e a tirolesa são dois dos atrativos mais conhecidos de Morro de São Paulo, mas que acabaram sendo uma decepção pra gente. Subindo o Morro do Farol você tem acesso a esses dois pontos turísticos. Na subida a gente já reparou na falta de estrutura. Tinha pouca sinalização e as placas que tinham eram antigas ou mal feitas, tinha lixo e corrimão quebrado.

Fomos primeiro ver o Farol, dá pra ver ele desse portãozinho (foto acima), pois é proibida a entrada. Chegando no mirante, encontramos ele todo bagunçado, com madeiras pelo chão, aparentando estar em reforma. A bagunça era tanta que não dava pra ficar lá. Porém, a vista compensa, é um dos cartões-postais da cidade. Olha só!

o-que-fazer-em-morro-de-sao-paulo-mirante-cartao-postal

Tirolesa

Do lado direito do morro fica a tirolesa. Ao chegar lá, apesar de estar tudo cercado e sinalizado, a gente não foi recepcionado por ninguém. Havia uma pessoa sentada em uma espécie de caixa (local de fazer o pagamento), embaixo de uma tenda e dois meninos próximos ao equipamento. Não falaram nada conosco até que fomos perguntar como funcionava. O desinteresse deles era tanto que nos desanimou de descer, estávamos em 4 pessoas e mais um casal chegou lá com a gente.

De todos só o Luciano quis descer, mas ele só foi porque estava super decidido e queria poder contar aqui pra vocês essa experiência. O preço é R$ 50,00, já com o equipamento de segurança. A ideia era levar a GoPro pra filmar todo o trajeto, mas eles não deixaram!

Alegaram que não tínhamos nenhum suporte pra prender no capacete. Mas gente? Como um visitante vai pensar nisso? Eles deveriam ter esse equipamento disponível para os clientes, nem que fosse cobrado algo por isso.

Enfim… depois de colocar os equipamentos de proteção, foi bem rápido. O Lu foi para a plataforma, gritou para os fotógrafos ficarem à postos e iuhulll! Foi uma experiência legal, apesar de bem rápida. O início da descida é o melhor, onde dá aquele friozão na barriga. Na chegada lá em baixo, você fica no meio da água, suspenso no cabo. Aí vem um funcionário da tirolesa nadando e puxa você para baixo para te soltar da corda.

Resumindo: Foi legal, mas o atendimento foi tão ruim que perderam a oportunidade de vender pelo menos mais três descidas. Impressionou a gente, pois todo mundo cria expectativa com esse atrativo, sendo um dos mais comentados. Foi estranho, pois em praticamente todos os lugares que fomos em Morro de São Paulo fomos muito bem atendidos. Mas vocês recomendam ir até esse atrativo? Sim, se você tiver tempo, vale a pena ver a vista de Morro do mirante, fazer umas fotos e se tiver grana e não se importar com atendimento, descer na tirolesa.

 

3 – Igreja Nossa Senhora da Luz

Uma gracinha de igreja! De 1845, ela chama a atenção por ser uma construção em estilo barroco, azul clara e pequenina. É o primeiro ponto a ser avistado pra quem sobre a imensa ladeira, vindo do cais.

O nome da igreja é uma homenagem à padroeira do local. Em toda sua existência esse atrativo enfrentou períodos difíceis. Além do desgaste do tempo, teve muitos objetos sagrados e antiguidades roubados. Cálices de ouro, correntes e inclusive uma coroa comprada em Portugal no século 17, foram saqueados da igreja. Alguns dos objetos em ouro e prata, eram datados de 1630, assim como imagens sacras valiosíssimas. Que triste saber disso né?

De qualquer forma, é um ótimo ponto pra fazer umas fotos e observar os locais que se reúnem por ali para encontrar alguém, rezar ou simplesmente bater um papo.

4 – Centrinho

É onde a vida noturna acontece. Fomos todas as noites pra lá conferir as lojinhas, os restaurantes e a praça. É na praça que você vê o encontro de locais e turistas. Tem uma feirinha com produtos artesanais, embalado pela música que toca ao vivo nos restaurantes. Também encontramos lojas de souvenir, com artigos de praia e várias opções de gastronomia que vão de pizza à frutos do mar.

5 – Caipiroskas e outras “roskas”

Algo muito característico desse destino são as caipirinhas e batidas de fruta, mais conhecidas como “roskas”. Tem várias barraquinhas e carrinhos vendendo drinks com combinações de frutas com cachaça, com vodka e até servidas na casca do cacau. Desde a praça até a Segunda Praia, eles chamam a atenção pela quantidade de frutas e até pela iluminação. Vale aproveitar a oportunidade pra conhecer alguma fruta diferente.

6 – Pôr do sol

O pôr do sol é sem dúvida, um programa à parte em Morro de São Paulo. Ver o pôr do sol do mar e nesse paraíso foi uma das experiências mais incríveis que já vivemos. A gente fazia toda a programação do dia pensando em encaixar o pôr do sol nos principais pontos da ilha. Fomos em maio então, por volta das 17 horas o espetáculo já estava começando.

São 3 os locais mais imperdíveis pra curtir o pôr do sol: a Toca do Morcego, a Pousada Passárgada e o Hotel Portaló.

 

Toca do Morcego

A Toca do Morcego fica perto da igreja, no morro subindo sentido ao Farol. É um restaurante com banda ao vivo e que vira balada em algumas noites. Como ele fica no morro tem uma visão privilegiada deste espetáculo da natureza. Não conseguimos conhecer a Toca porque ela estava fechada pra reforma no período que fomos. Uma pena, pois foi um dos lugares mais indicados quando comentamos que iríamos pra Morro de São Paulo. Mas conseguimos uma foto da amiga Bruna Boni que esteve por lá, olha só que vista!

Pousada Passárgada

A pousada que ficamos também é um dos locais mais legais pra ver o pôr do sol.  A Passárgada, fica em frente a igreja e tem uma vista incrível do píer, dos barcos e do sol sumindo no mar. Se você tiver hospedado pode curtir da piscina de borda infinita, senão pode ficar no restaurante, no andar de cima da piscina e curtir do mesmo jeito. Por falar nisso, o restaurante do hotel é muito bom. Almoçamos no dia que chegamos e babamos nos frutos do mar. Então é uma boa pedida chegar cedo, pegar um bom lugar, tomar uma cerveja ou drink e jantar por ali mesmo.

Hotel Portaló

Outro local que nos surpreendeu foi o Hotel Portaló. Um hotel e restaurante que fica logo na entrada de Morro de São Paulo. Fomos 2 dias pra lá pelas 17h, pra conferir o pôr do sol. Que lugar massa! Tem DJ tocando um som agradável, bar com drinks e cerveja gelada. As mesas e cadeiras ficam em um jardim de frente pro mar, tudo bem decorado e iluminado. Em um dos dias jantamos lá e a comida estava maravilhosa.

7 – Praias de Morro de São Paulo

Segunda Praia: Tem barzinhos e ótimos restaurantes pra curtir a noite da cidade.  A maioria deles tem a opção de sentar dentro do restaurante ou mesa de frente pro mar, embaixo dos ombrelones e pé na areia. São vários um do lado do outro, a maioria serve frutos do mar, mas também encontramos lanches, pizzas, etc.

É um ótimo lugar pra pegar uma praia. Durante o dia esses mesmos lugares emprestam cadeiras, espreguiçadeiras e guarda-sóis e servem petiscos na praia, o que é comum em muitas praias.

A novidade aqui são os “molhadores de pés” hehe. Um funcionário do restaurante enche de água do mar um daqueles regadores de jardinagem e se oferece pra molhar os seus pés pra tirar a areia e refrescar. Além disso, ele molha frequentemente o caminho até o restaurante coberto e os banheiros, pra você não queimar os pés na areia quente indo até lá. Não é o máximo? Achamos muito legal esse serviço.

Terceira Praia: Foi nessa praia que fizemos o passeio de caiaque de “vidro”. É daqui que saem os passeios de barco e lancha, levando os turistas pra outras praias do arquipélago. Confira aqui o post detalhando esses passeios.

Quarta Praia: É nessa praia que são feitas as famosas fotos com os peixinhos. Quando a maré está baixa, você entra no mar, joga comida e os peixinhos vêm bem pertinho de você. Atrativo perfeito para cliques. Nós acabamos não indo, porque preferimos fazer o passeio de caiaque com mergulho nesse dia, mas o casal de amigos (Lisi e Cris) que viajaram com a gente foram até lá conferir. Olha só que legais as fotos. Ah, e é nessa praia que ouvimos falar que tem passeio à cavalo. Imagina só que legal, andar na praia! É… Vamos ter que voltar loguinho pra Morro hein Luciano?

Dica extra!

O que levar (e não levar) pra Morro de São Paulo

Leve apenas sua havaianas, pois você ficará 90% do seu tempo com ela ou com o pé na areia. Leve GoPro e muito acessórios, lá é uma paraíso pra quem ama fotos.

Não leve malas grandes, coloque na bagagem somente o necessário. Como tem todo o trajeto até chegar lá, pode ser uma canseira (especialmente se você estiver indo por Salvador). Além disso, são muitas ladeiras, que dificultam a passagem de malas de rodinha. É sério, você vai agradecer por não ter trazido aquela nécessaire gigante, o secador de cabelo, e aquele monte de calçados e vestidos. Você não vai precisar disso!

Morro de São Paulo é aquele tipo de lugar maravilhoso ideal pra relaxar, ficar em contato com a natureza e deixar os celulares e computadores de lado (se possível, porque pra nós é muito difícil, hehe). Temos muitos destinos espetaculares no nosso litoral, mas esse está no topo da lista, com certeza. Histórico, com lugares ainda preservados e rico em cultura local. Pode colocar na sua rota que não tem erro!

 

Ah, e não esqueça de conferir o vídeo que fizemos sobre Morro de São Paulo! Dá uma olhada lá no nosso canal:

 

Quer mais dicas de lugares na Bahia? Confira o post que fizemos sobre Salvador clicando aqui!

 

Descubra o que fazer em Morro de São Paulo, na Bahia nesse post! Dicas dos melhores passeios e locais para conhecer! #bahia #brasil #praia

 

Não fique de fora das novidades do Tá na minha Rota!

Entre no Facebook e convide seus amigos pra curtir: Facebook.com/tanaminharota

Inscreva-se no nosso canal no Youtube: Youtube.com/tanaminharotablog

Siga o Tá na minha Rota no Instagram: Instagram.com/tanaminharota

E assine nossa newsletter para receber novidades e promoções de passagens no seu email: Newsletter

 

Hotéis: Reserve pelo Booking através desse link.

Passagens aéreas: Pesquise e encontre ofertas de voos no Skyscanner através desse link.

Apartamentos: Alugue apartamentos de temporada com desconto, pelo Airbnb através desse link.

 

Os sites acima, Booking e Airbnb, fazem cotações em diversas empresas/acomodações, garantindo os melhores preços e opções pra você. Reservando através desses links, você não paga nada a mais por isso e contribui para manter o blog sempre cheinho de novidades pra você!

 

Com carinho,

Grasi e Lu

 

 

Comentários

comentário



Newsletter



    Instagram

    Instagram did not return a 200.

    Siga Me!

    Reserve seu Hotel

    Booking.com