Postado na categoria Natureza e Aventura em 11 de julho de 2018 por Grasi e Luciano

Quando ir pro Atacama: Dicas sobre o clima no deserto e a melhor época pra viajar

  • Passeio
  • Atacama
  • Todos
  • -

Como é o clima e a melhor época pra conhecer o Deserto do Atacama

A região de San Pedro de Atacama é um destino para o ano todo. São cerca de 300 dias de sol por ano. E realmente a maioria das fotos e vídeos que já vimos sobre esse destino estão com o céu azulzão – como vimos por lá! O único ponto de atenção é que no inverno alguns locais mais altos podem fazer você passar muito frio! Imaginem que no final do mês de Março, em um dos passeios em altitude no início da manhã chegamos a pegar 4ºC negativos. Confira aqui dicas sobre o clima por lá, o que levar, como se aclimatar e principalmente quando ir pro Atacama.

Como são as estações do ano por lá

Dezembro, Janeiro, Fevereiro (Verão): As médias variam entre 5º e 25ºC e podem passar os 40ºC em dias extremos. Como é muito seco, a variação térmica é uma certeza.

Março, Abril, Maio (Outono): São mais amenas e a amplitude térmica não é extrema.  A possibilidade de céu aberto é altíssima – como em praticamente todo o restante do ano. A diferença entre a temperatura do dia para a noite pode variar de 10 ºC a 15 graus na cidade.

Junho, Julho, Agosto (Inverno): O pico dos morros e vulcões altos tem neve nessa época. Na cidade, as temperaturas variam entre 1º e 20ºC. Pode haver temperaturas negativas em noites frias.

Setembro a Outubro, Novembro (Primavera): São mais amenas e a amplitude térmica não é tão grande. Setembro pode ter muito vento e tempestades de areia, mas são fenômenos raros.

De qualquer forma, estamos falando de deserto né? Então você pode viver as quatro estações em um único dia e não se assuste com isso. Prepare-se!

 

Melhor época pra viajar

As melhores épocas pra ir são quando as temperaturas estão mais amenas e com menos variação. Ou seja, de Março a Maio e no período de Outono e de Setembro a Novembro, durante a Primavera.

Quando nós fomos

Nós escolhemos uma época ótima pra ir, fomos no finalzinho de Março. Ficamos 5 dias e não tivemos nenhum passeio cancelado, também não pegamos frio ou calor extremos. Tivemos só um dia de muito frio que foi cedinho, no Salar de Tara (primeira foto abaixo), estava -4 ºC. E pegamos 28 graus em um dos dias, no horário de almoço no centro de San Pedro (segunda foto abaixo).

O que colocar na mala?

Durante o dia as temperaturas são altas, pois tem sol e à noite vem aquele friozinho, assim como pela manhã.

Por mais que a cidade de San Pedro de Atacama esteja a 2.450 metros de altitude, é um destino onde você tem variação de temperatura em apenas um lugar. Os passeios são realizados fora da cidade, alguns deles bem distantes. Você vai visitar vilarejos, parques e lagoas, lugares muito mais altos. Isso significa que a temperatura nesses locais poderá ser consideravelmente mais baixa – algo como 10 ºC de diferença ou até mais.

Então a dica é: Leve de tudo! Hehe (Ótima dica né?)

Mas é serio, leve na mala roupas de inverno e de verão. Se você sair às 5 da manhã para um passeio a 4.000 metros de altitude, vá com uma roupa bem quentinha, jaqueta, e tenha gorro e luvas na mochila. Mas até no verão? Sim! Em alguns locais, você pode pegar temperaturas negativas mesmo no verão.

 

Chove no deserto do Atacama?

Sim! Pode parecer que não, por se tratar de um deserto, mas chove sim.

As chuvas costumam acontecer em Dezembro, Janeiro, Fevereiro, e são o que por lá eles chamam de inverno altiplânico. A chuva é coisa de 35 milímetros por ano, o que é muito pouco comparado com outras cidades. Lugares que ficam secos durante o ano inteiro enchem de água. Inclusive as Termas de Puritama, estavam fechadas até poucos dias antes da nossa viagem devido às chuvas. Elas estavam alagadas impossibilitando as visitas. Abaixo fotos das Termas de Puritama.

Altitude e Aclimatação

Quem vai pro Chile, Peru, Bolívia ou faz esportes de aventura ouve muito essa palavra “aclimatação”. E lá no Deserto do Atacama não foi diferente. Os cuidados e alertas com o mal de altitude são frequentes e aqui vão alguns cuidados e dicas.

Bom, esse “mal” é o efeito causado pela dificuldade do organismo em absorver oxigênio para suprir às necessidades do nosso corpo em lugares de grandes altitudes. Esta falta de oxigenação pode causar diversos problemas como dor de cabeça, falta de ar, náusea, desmaios, falta de apetite, respiração ofegante, cansaço e tonturas.

Mesmo pessoas que não tenham sentido os seus efeitos da altitude em uma viagem anterior, podem sentir em uma próxima viagem. A aclimatação depende de vários fatores, entre eles o genético. Cada um se aclimata de forma diferente e responde de uma forma à altitude. Não espere que todos os seus amigos respondam da mesma forma.

Dicas e cuidados:

Beba muita água, durma bem, não se apresse (mesmo que consiga andar mais rápido, poupe energias, isso pode evitar dores de cabeça – literalmente). Não exagere na bebida alcoólica e não faça orgias gastronômicas. A gente sempre levava lanchinhos na mochila, pra não chegar na hora do jantar morrendo de fome e depois ir dormir com o estômago cheio.

 Mantenha-se hidratado! Leve soro para o nariz (rinosoro), hidratante facial, corporal e principalmente labial, colírio (se tiver). Tudo que puder ser hidratante. Lá o clima é muito seco, eu não acreditava que era tanto e me surpreendi. Então, prepare-se!

 

Passeios x Clima

O clima do Atacama interfere muito na agenda de passeios. Por isso é bem importante ter uma empresa responsável que organize e também possa remanejar conforme for necessário. Nós não tivemos esse problema, mas já ouvimos relatos de passeios cancelados ou com data alterada por neve, por muito vento na região, etc.

O Tour Astronômico, por exemplo, é um dos passeios que tem relação direta com as condições climáticas. Ele sai todos os dias à noite, por volta das 21h. Por se tratar de um passeio de observação de estrelas, ele não pode ser feito em noite de lua cheia e quando tem muitas nuvens do céu. Esse passeio costuma ter confirmação de saída somente no dia e em alguns casos, minutos antes do horário. Louco né?

E aí? Gostou das nossas dicas de quando ir pro Atacama? O que levar e tudo mais? Se você tem alguma dica sobre esse tema, deixa aqui nos comentários, vamos adorar saber.

Confira outros posts já publicados sobre esse destino clicando aqui.

 

Não deixe de assistir os vídeos do nosso canal! Esse tem lindas imagens das Lagunas Escondidas. Olha só!

 

Mais sobre o Atacama e o projeto De Leve na Rota no blog Me Leva de Leve. Siga também a tag #delevenarota no Instagram. Inclusive a foto de capa desse post foi tirada por eles!

 

 

Não fique de fora das novidades do Tá na minha Rota!

 

Entre no Facebook e convide seus amigos pra curtir: Facebook.com/tanaminharota

Inscreva-se no nosso canal no Youtube: Youtube.com/tanaminharotablog

Siga o Tá na minha Rota no Instagram: Instagram.com/tanaminharota

E assine nossa newsletter para receber novidades e promoções de passagens no seu email: Newsletter

 

Hotéis: Reserve pelo Booking através desse link.

Passagens aéreas: Pesquise e encontre ofertas de voos no Skyscanner através desse link.

Apartamentos: Alugue apartamentos de temporada com desconto, pelo Airbnb através desse link.

 

Os sites acima, Booking e Airbnb, fazem cotações em diversas empresas/acomodações, garantindo os melhores preços e opções pra você. Reservando através desses links, você não paga nada a mais por isso e contribui para manter o blog sempre cheinho de novidades pra você!

 

Com carinho,

Grasi e Lu

 

 

Comentários

comentário



Newsletter



    Instagram

    Instagram did not return a 200.

    Siga Me!

    Reserve seu Hotel

    Booking.com