Postado na categoria História e Cultura em 15 de maio de 2018 por Grasi e Luciano

Roteiro a pé em Santiago do Chile: Descubra o centro de Santiago

  • Passeio
  • Santiago
  • Todos
  • Gratuito

10 pontos turísticos pra conhecer em um roteiro a pé em Santiago

Santiago é uma das mais belas e vibrantes cidades da América do Sul. A capital chilena reúne história, beleza natural, cultura, modernidade e adicionalmente ótima gastronomia. Aos pés dos Andes, Santiago é segura e tem boa infraestrutura de hotéis e transportes. Tem metrô, ônibus, taxi e Uber. Por isso, te permite fazer inúmeros bons passeios até mesmo a pé. Andar pelas ruas, fazendo esse roteiro a pé em Santiago vai fazer você realmente curtir o clima da cidade.

Uma dica, por outro lado é comprar o ticket do metrô (tarjeta BIP) pra se locomover por lá. Esse transporte é super moderno e tem 118 estações, bem como 6 linhas com cerca de 120 quilômetros de extensão. Ela vale da mesma forma para os ônibus que ligam uma estação a outra e vão te ajudar nesse roteiro, caso as perninhas fiquem cansadas. A tarjeta custa 1.550 pesos, cerca de 6 reais. Mais sobre o metrô nesse post do Blog Nós no Chile nosnochile.com.br/metro-de-santiago-do-chile.

Leia também: 8 hotéis em Santiago do Chile.

Seguro Viagem – Não viaje sem seguro! Cote o seu aqui e use nosso código de desconto: TANAMINHAROTA5

 

Confira nossa seleção com 10 pontos turísticos. Faça esse roteiro a pé em Santiago e aproveite o melhor do centro da cidade!

 

1 Mercado Central de Santiago

Antes de mais nada, quem visita a cidade não pode deixar de ir ao Mercado Central. É o ponto inicial para um passeio a pé pelo centro de Santiago. O Mercado Central está localizado em um prédio histórico de 1872, construído com ferro fundido na Escócia.

Apesar da elegante fachada do edifício, lá dentro o clima é de mercado público. Tem vendas de peixes e frutos do mar, restaurantes típicos, vendedores e garçons dispostos a “caçar” os clientes.

Além de fazer compras, o Mercado Central é um bom local para quem quer conhecer a tradicional gastronomia chilena. Os preços não são baratos, mas há vários restaurantes e vale a pena pesquisar e não parar no primeiro que encontrar. Também é  ali que você vai encontrar uma grande variedade de souvenirs com ótima qualidade. Compramos nesse mercado nas duas vezes que estivemos em Santiago.

Lá os peixes e frutos do mar são muito frescos, logo, uma boa oportunidade para provar iguarias como a cara, porém deliciosa  centolla. É uma espécie de caranguejo gigante que é cultivado no Sul do Chile. Igualmente apreciado, você encontrará também o  côngrio, famoso peixe do Pacífico.

Calle San Pablo, n 967  – www.mercadocentral.cl.

2 Empório Zunino

Empório  Zunino é a mais tradicional casa de  empanadas  da capital chilena. Na esquina do Mercado Central de Santiago, essa é a casa de empanadas mais antiga da cidade (desde 1930) e certamente uma das melhores.

Lá o fluxo de gente é grande num espaço pequeno, então o atendimento é feito em uma linha de produção. Eles oferecem as típicas empanadas de Pino (que levam carne, ovo, cebola e azeitona). Assim como  empanadas de queso (com uma massa diferente e feitas com queijo gouda fundido).

Um pouco diferentes das empanadas argentinas, elas são maiores e tem a massa mais fina e são deliciosas! São servidas sempre quentinhas, enfim uma parada obrigatória na cidade.

Calle Puente, n 801 – www.empanadaszunino.com.

3 Plaza de Armas

A menos de 10 minutos a pé está a bela Plaza de Armas. No coração da cidade, a Plaza de Armas é sua principal praça e o núcleo do centro histórico da cidade. Ao redor dela tem vários outros pontos de interesse, que estão nesse roteiro.

Na esquina da Plaza, entre as ruas Paseo Puente e Catedral encontramos a Catedral Metropolitana de Santiago, que não é o edifício original, pois vários foram destruídos por terremotos.

Ao lado norte da praça encontramos três antigos edifícios governamentais: o Correo Central, Museo Histórico Nacional e a Municipalidad de Santiago – Prefeitura. Nos arredores da praça, chama atenção o Portal Férnandez Concha que foi construído em 1871 e abrigava o Gran Hotel Inglés. Hoje, o local é uma grande galeria, famosa pelos restaurantes que oferecem a gastronomia típica chilena, assim como por suas lojas.

4 Museo de Arte Precolombino

Localizado em um prédio histórico, construído em 1805, Museo de Arte Precolombino  foi inaugurado em 1981. É um dos mais interessantes de  Santiago e fica só a uns 3 minutos a pé da Plaza de Armas.

Com um dos melhores acervos da América Latina, conta com milhares de peças do período pré-colombiano pertencentes a vários povos que habitavam o continente americano antes da chegada dos espanhóis. Algumas peças datam de aproximadamente 5.000 anos atrás.

A coleção do museu está dividida de acordo com regiões: Mesoamericana (México, Guatemala, Honduras, El Salvador e parte da Nicarágua), Intermédia (Equador e Colômbia), Caribenha (Caribe e Antilhas), Amazonas, Andes Central (Peru e Bolívia), Surandina (Argentina) e Chile.

Calle Banderas, n 361, aberto de Terça a Domingo, das 10h às 18h – www.precolombino.cl.  A entrada custa cerca de R$ 15, sendo gratuito no primeiro Domingo de cada mês.

5 Paseo Ahumada

O tradicional Paseo Ahumada é um calçadão repleto de boas lojas. Uma rua que se inicia pertinho da Plaza de Armas e a 5 minutos a pé do Museo de Arte Precolombino, no centro histórico de Santiago. Se você gosta de fazer compras, com certeza o Paseo Ahumada é um dos melhores lugares em Santiago.

Lá você vai encontrar dezenas de lojas de marcas chilenas e internacionais de roupas, bijuterias, perfumaria, eletrônicos, souveniers, entre outras coisas. Dentre as lojas que mais se destacam estão a Falabella – a loja de departamento mais famosa do Chile, do mesmo modo que a Ripley, a L’Oreal e a La Polar.

A Falabella é uma loja que vale a pena ser visitada, pois afinal é quase um símbolo chileno. Em suma, encontramos roupas de ótimas marcas com preços impressionantes. Ao longo do Paseo você acha uma Falabella só de produtos femininos e outras duas unidades, uma masculina e outra com itens esportivos.

Para chegar no Paseo Ahumada é muito fácil, da Plaza de Armas é apenas uns passos. Mas caso esteja longe, tem duas estações de metrô próximas: a Plaza de Armas, da linha 5-verde. E na outra extremidade, a  estação Universidad de Chile, da linha 1-vermelha.

6 Palácio de La Moneda

Andando 7 minutos você chegará à sede do governo Chileno que recebeu esse nome porque antigamente lá funcionava uma fábrica de moedas. Inaugurado em 1805, com arquitetura no estilo Neoclássico Italiano, o Palácio La Moneda é um ótimo passeio gratuito.

Sua visita guiada percorre os pátios externos e os salões internos. Entre eles o Salão Azul, que é o mais importante e onde acontecem as principais cerimônias do governo chileno. Vale a pena checar no site oficial os horários da Troca de Guardas, que acontece diariamente e é bem interessante.

As visitas acontecem das Segundas às Sextas-feiras, em quatro tours diários, com duração de 1h. É de graça, mas necessário agendar – visitasguiadas.presidencia.cl.

7 Cerro Santa Lucía

Um lugar único, que fica em uma área verde de mais de 65 mil m², bem central e que te permite uma visão panorâmica da capital chilena. Esse é o  Cerro Santa Lucía. Prepare as pernas porque do Palácio até aqui são 1,8 Km.

Dá pra ir a pé, mas você pode fazer esse trajeto de ônibus, metro, taxi ou Uber. Nós recomendamos metrô + caminhada, desta forma: Caminhe até a estação Universidad de Chile e vá de metrô até a estação Santa Lucia. Dessa estação são 7 minutos a pé até sua entrada principal, na Avenida Santa Lucía.

Daqui pra frente você vai subir várias escadas e rampas, mas a caminhada compensa. Ele possui várias entradas, mas todas te levam ao topo do Cerro, que possui um belo mirante. Pelo caminho, vale a pena parar em pontos como na belíssima Terraza Neptuno que tem uma fonte de água. No Jardim Japonês, no Castillo Hidalgo e nas áreas de descanso para recuperar o fôlego e observar a bela natureza ao redor.

8 Museo Nacional de Bellas Artes

Se ainda tiver forças, a próxima parada é o museu de arte. Vá até a estação Santa Lucia e pegue o metrô até a estação Bellas Artes, dali são 3 minutos até a entrada do Museo Nacional de Bellas Artes.

Fundado em 1880, esse museu fica no meio do Parque  Florestal e foi criado com a intenção de reunir as obras que estavam espalhadas por vários órgãos públicos chilenos, como Palácio La Moneda, Municipalidade de Santiago, Universidade do Chile e Biblioteca Nacional e por muitos anos foi chamado de “Museo de Pinturas”.

Seu prédio foi projetado pelo arquiteto chileno Emile Jéquier, considerado um símbolo de modernidade no Chile no início do século XX. Sendo que ele baseou seu desenho no edifício Petit-Palais de Paris. Com belíssimas obras e rodeado de muito verde, é um ótimo passeio e ainda tem entrada gratuita.

Parque Florestal s/nº, aberto de Terça a Domingo, das 10h às 18h50. Fecha às segundas-feiras – www.mnba.cl/sitio.

9 Patio Bellavista

Para encerrar o dia, são mais 12 minutos até o maravilhoso Patio Bellavista. Um grande complexo comercial que ocupa um quarteirão inteiro no bairro de mesmo nome. Por ter uma estrutura quase toda a céu aberto, ele se tornou uma referência arquitetônica em Santiago desde que foi inaugurado, em 2006.

Em seus dois andares, o local abriga quase 90 estabelecimentos. Tem lojas de artesanato, decoração, roupas, joias, souvenirs, livrarias e, principalmente, restaurantes e cafés. Portanto, a gastronomia se destaca no Patio Bellavista, pois reúne bons restaurantes chilenos, japoneses, chineses, franceses, peruanos, contemporâneo, de frutos do mar, entre outros que agradam todo tipo de gosto. Os bares também são animados, e muitos têm música ao vivo à noite.

É um dos melhores lugares para comer bem e se divertir em Santiago.

Av. Constitución, n 30 – 70. Próximo à estação Baquedano (linha 5 e linha 1) – patiobellavista.cl/.

10 Restaurante Como Água para Chocolate

Bem próximo ao Patio Bellavista, o famoso restaurante Como Água para Chocolate é frequentemente procurado por brasileiros. Ele tem até cardápio em português e serve uma comida que classificam como exótica e afrodisíaca, com forte presença de pratos com frutos do mar. A casa é inspirada no famoso filme mexicano “Como Água para Chocolate”, de 1989.

Seguindo o clima do filme, sua decoração recria alguns cenários. Até contando com uma mesa que imita uma cama de casal cheia de pétalas de rosas. Entre seus pratos, se destacam o Congrio Almendrado (peixe côngrio gratinado com amêndoas, com creme de espinafre) e Merluza a la Diabla (merluza austral em molho picante com frutos do mar).

A decoração e a boa comida deixam o Como Água para Chocolate bem diferente da maior parte dos restaurantes. Sempre muito movimentado, vale a pena fazer reserva com antecedência.

Av. Constitución 88, Santiago, Providencia – comoaguaparachocolate.cl/pt

Dica extra!

Vinhos, onde comprar?

O Chile é um dos maiores produtores e exportadores de vinhos do mundo e tem uma infinidade de boas opções de diversos tipos de vinho. Então, aproveite quando for a Santiago para comprar vinhos a preços justos! Uma boa dica é o supermercado Jumbo. É uma rede presente em vários locais da cidade, sendo que a mais próxima do centro é o Jumbo Florida (cerca de 25 minutos de metrô, linha 5). Lá é possível encontrar uma boa variedade de vinhos autênticos, produzidos nas principais regiões chilenas com bons preços. 

 

Leia também: Quanto custa uma viagem a Santiago do Chile, da Maíra do Aos Viajantes.

 

Mais sobre Santiago, Atacama e o projeto De Leve na Rota no blog Me Leva de Leve. Siga também a tag #delevenarota no Instagram.

 

Não fique de fora das novidades do Tá na minha Rota!

 

Entre no Facebook e convide seus amigos pra curtir: Facebook.com/tanaminharota

Inscreva-se no nosso canal no Youtube: Youtube.com/tanaminharotablog

Siga o Tá na minha Rota no Instagram: Instagram.com/tanaminharota

E assine nossa newsletter para receber novidades e promoções de passagens no seu email: Newsletter

 

Hotéis: Reserve pelo Booking através desse link.

Seguro Viagem: Cote o seu seguro viagem aqui. Use o código de desconto: TANAMINHAROTA5.

Passagens aéreas: Pesquise e encontre ofertas de voos no Skyscanner através desse link.

Apartamentos: Alugue apartamentos de temporada com desconto, pelo Airbnb através desse link.

 

Os sites acima, Booking e Airbnb, fazem cotações em diversas empresas/acomodações, garantindo os melhores preços e opções pra você. Reservando através desses links, você não paga nada a mais por isso e contribui para manter o blog sempre cheinho de novidades pra você!

 

Com carinho,

Grasi e Lu

 

Comentários

comentário



Newsletter



    Instagram

    Instagram did not return a 200.

    Siga Me!

    Reserve seu Hotel

    Booking.com