Postado na categoria Natureza e Aventura em 28 de maio de 2018 por Grasi e Luciano

Como chegar ao Deserto do Atacama – opções de transportes e custos

  • Passeio
  • Atacama
  • Todos
  • 1.692 reais/casal

Saiba como chegar ao Deserto do Atacama – avião, ônibus e carro

Como chegar ao Deserto do Atacama? Onde fica exatamente esse lugar de paisagens únicas e de natureza exuberante? Essas foram algumas das perguntas que mais recebemos e vamos descrever aqui as possibilidades de transporte, os custos e também como fizemos o nosso trajeto.

Uma coisa é certa, não tem jeito você terá que voar do Brasil para Santiago do Chile. As principais companhias que operam esse trecho são: Gol, Latam e SKY. Nós fomos de Latam e pagamos 807 reais, sendo ida e volta para os dois com taxas (sim, foi uma super promoção!). Viajamos em março de 2018.

Depois disso você tem 3 opções: avião, ônibus e carro pra chegar até San Pedro do Atacama. Essa é a cidade base para fazer os passeios da região.

De Santiago a Calama de avião

O voo sai da capital Santiago até o aeroporto mais próximo – El Loa. Esse aeroporto fica na cidade de Calama, a cerca de 100 Km de San Pedro. Quem opera esses voos são a Latam e a SKY, em um voo de 2h.

Nós encontramos uma passagem promocional na SKY e foi com ela que fizemos a ida e volta partindo de Santiago. As passagens para os dois, ida e volta ficaram 185,76 dólares. Em torno de 650,00 na cotação do final de 2017, quando compramos as passagens. Uma super dica aqui é entrar nos sites das companhias aéreas e mudar o país para “Chile”. Pesquisando vimos que tem diferença de preços entre o site brasileiro e o chileno (sim, uma sacanagem, mas é real).

As paisagens chegando em Santiago (dos Andes) e do voo até Calama são de babar! Prepare sua a câmera!

De Calama à San Pedro de Atacama de transfer

Chegando em Calama, ainda tem a próxima etapa que é ir até San Pedro de Atacama. Para isso existem as opções de ônibus no centro da cidade e também de van saindo do aeroporto. Escolhemos esta última e já agendamos para pegá-la saindo do aeroporto logo após o desembarque.

Escolhemos a Transfer Pampa, que é uma das prestadoras de serviço que te levam do aeroporto diretamente até o seu hotel em San Pedro de Atacama. Reservamos antes e pagamos lá na hora, incluindo também o trajeto de volta pra ganhar um desconto. Eles buscaram a gente no hotel no dia/horário combinado para retorno. O total, por pessoa ficou em 20 mil pesos chilenos ida e volta (aproximadamente 235 reais, o casal).

Você pode contratar no próprio aeroporto, mas recomendamos garantir e reservar antes. Outras empresas que também oferecem transfer: Trans Vip e Licancabur.

 

De Calama à San Pedro de Atacama de ônibus

De ônibus é mais barato, porém é mais cansativo. O ônibus sai do centro da cidade, então você precisa pegar um táxi do aeroporto até lá. Isso vai custar em torno de 5.000 pesos (negociando com o taxista). Depois tem mais a passagem de ônibus que sai 3.000 pesos. Não achamos que compensa fazer dessa forma.

 

Trajeto de ônibus – De Santiago a San Pedro do Atacama

Também é possível chegar lá de ônibus, mas é viagem de mais de 20 horas. Pra quem tem dias de férias sobrando, talvez até valha a pena pesquisar, mas as 2 horinhas de voo acabam ajudando a aproveitar mais o tempo.

Caso o seu objetivo seja reduzir o orçamento da viagem e você tenha tempo. Essa pode ser uma opção pra você. Quem fez o trajeto conta que as paisagens são lindas e será com certeza uma aventura pra colocar no caderninho de experiências.

A empresa que faz o trajeto é a Turbus. O valor da passagem fica entre 35.000 a 67.000 pesos conforme o tipo de poltrona. A Pullman Bus também faz o trajeto, porém só até Calama, sendo necessário pegar mais um ônibus até San Pedro que custa entre 3 e 4 mil pesos.

 

Trajeto de carro – De Santiago a San Pedro do Atacama

Alugar um carro em Santiago também é opção, mas que poucos adotam, justamente pelo tempo e cuidados necessários. Não vimos vantagem por ser uma viagem longa. São 1.630 Km e cerca de 18 horas de viagem, sendo necessário fazer ao menos uma parada para dormir na estrada. O dono da pousada que ficamos em Santiago falou que já fez esse trajeto e que as paisagens são lindas. Disse também que os chilenos costumam fazer esse percurso de carro.

Mas nós achamos canseira, até porque nosso tempo costuma ser reduzido nas viagens. Além disso, o carro não é um item essencial nesse destino e até pode atrapalhar a sua viagem. Muitas pousadas não tem estacionamento e as estradas do Atacama são muito perigosas para turistas (vamos falar mais sobre isso na sequência).

 

Como se locomover em San Pedro do Atacama?

Nossa resposta é: a pé. A dica é ficar hospedado numa localização próxima ao centro pra fazer tudo a pé. Sair jantar à noite, visitar as lojinhas da Rua Caracoles e voltar com tranquilidade pelas ruas mais centrais que possuem mais iluminação.

Outra dica é sair para os passeios com empresas de turismo e guias locais.  Tem turista que vai de carro para os passeios, mas são inúmeras histórias de gente que se perdeu ou se acidentou nas estradas desse deserto.

Vimos pessoas e conhecemos até brasileiros que foram do Rio Grande do Sul até o Atacama de carro. Dá pra fazer? Dá sim, dá até pra dar a volta ao mundo de carro haha. Mas aí é algo bem específico né? Os guias contaram e também vimos carros abandonados pelas estradas. Eles deixam por lá pra ser educativo e fazer as pessoas terem o maior cuidado possível ao circularem por lá. Como tem estradas com retas longas, o pessoal exagera na velocidade. Sem falar que tem momentos que parece tudo igual, a paisagem não muda e fica muito fácil se perder.

Portanto, a locomoção pela cidade se faz tranquilamente a pé. E quanto aos passeios, ah, não vale a pena o desgaste de fazer um estudo gigantesco para conhecer os caminhos e acabar assumindo riscos. Compre os passeios que te buscam e “devolvem” no hotel, com guia, estrutura, comida e principalmente segurança.

 

A melhor opção

Essas são as formas de como chegar ao Deserto do Atacama pra quem está saindo Brasil e quer conhecer esse destino maravilhoso da América do Sul. Nós consideramos que ir de avião até Calama e de lá pegar um transfer, a melhor opção. Claro, não testamos as outras, e acho que nem testaríamos pra falar a verdade. A não ser que estivéssemos em uma situação de estar viajando de carro pela América do Sul sem data pra voltar – quem sabe tá aí uma ideia né?

Bom, gastamos aproximadamente 1.692 reais para os dois, para fazer o trajeto ida e volta do Brasil até lá. Sendo 2 trechos de voo mais o  transfer. O que recomendamos é monitorar os preços de voos: Brasil – Santiago e Santiago – Calama pra escolher o melhor momento e pegar boas tarifas.

 

Quer mais dicas sobre o Atacama? Confira os posts já publicados, clicando aqui

Ah, e tem vídeos no nosso canal mostrando essa belezinha que é o Atacama. Confere lá!

 

Mais sobre o Atacama e o projeto De Leve na Rota no blog Me Leva de Leve. Siga também a tag #delevenarota no Instagram.

 

Não fique de fora das novidades do Tá na minha Rota!

 

Entre no Facebook e convide seus amigos pra curtir: Facebook.com/tanaminharota

Inscreva-se no nosso canal no Youtube: Youtube.com/tanaminharotablog

Siga o Tá na minha Rota no Instagram: Instagram.com/tanaminharota

E assine nossa newsletter para receber novidades e promoções de passagens no seu email: Newsletter

 

Hotéis: Reserve pelo Booking através desse link.

Passagens aéreas: Pesquise e encontre ofertas de voos no Skyscanner através desse link.

Apartamentos: Alugue apartamentos de temporada com desconto, pelo Airbnb através desse link.

 

Os sites acima, Booking e Airbnb, fazem cotações em diversas empresas/acomodações, garantindo os melhores preços e opções pra você. Reservando através desses links, você não paga nada a mais por isso e contribui para manter o blog sempre cheinho de novidades pra você!

 

Com carinho,

Grasi e Lu

 

Comentários

comentário



Newsletter



    Instagram

    Instagram did not return a 200.

    Siga Me!

    Reserve seu Hotel

    Booking.com