Postado na categoria Gastronomia em 28 de julho de 2018 por Grasi e Luciano

Vinícolas do Valle de Casablanca: A rota do vinho próximo a Santiago, Chile

  • Passeio
  • Santiago
  • Todos
  • 45 CLP

A menos de uma hora de Santiago, fizemos um tour pelo Valle de Casablanca

O Chile já se tornou referência em vinhos, sendo um dos maiores produtores e exportadores do mundo. E o que não falta no país são vinhedos e boas vinícolas para se conhecer. Em sua longa extensão entre o Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes, tem diferentes regiões que graças ao clima e a diversidade de solo permitem a produção de vários tipos de vinhos.

Algumas vinícolas chilenas ficam próximas da capital Santiago. Sendo perfeitas para serem visitadas por quem está de férias na cidade, ou deseja fazer um bate e volta. Entre os vários vinhedos da região, recomendamos escolher os não tão famosos. Pra ter uma experiência mais próxima e genuína, opte pelos que são menores, mais intimistas e de cultivo familiar.

Uma ótima opção é o Valle de Casablanca, que fica a cerca de 50 minutos de Santiago. O Valle de Casablanca  é conhecido por sua produção de vinhos brancos, como  Chardonnay   e   Sauvignon Blanc,  além de tintos como  Pinot Noir. Os vinhedos ali são recentes, não passam de 30 anos. Antigamente a região não era muito valorizada por conta da proximidade com o Pacífico. Mas foi justo a sua localização que permitiu a produção de vinhos brancos de alta qualidade. Como os vinhedos ficam próximos ao litoral e estão rodeados pela Cordilheira da Costa, a variação térmica durante o dia é muito grande, o que permite a maturação lenta das uvas.

Atualmente, as vinícolas do Valle de Casablanca produzem algumas das melhores garrafas chilenas, ganhando vários prêmios internacionais.

Leia também: 8 hotéis em Santiago do Chile.

Como chegar

Para chegar ao Valle de Casablanca é fácil, já que está a apenas 75 Km de Santiago. É possível alugar um carro na capital e ir para a região seguindo pela Ruta 68 em direção a Valparaíso (de lá, são cerca de 39km). Caso não queira dirigir para aproveitar melhor o passeio, opte por um wine tour partindo da capital. Várias agências de turismo prestam esse tipo de serviço e assim você pode degustar vinhos sem se preocupar. Normalmente os passeios são feitos das 8h às 17h e custa um valor médio de $45.000 CLP por pessoa.

Os tours costumam incluir ida e volta partindo de Santiago. A visita é guiada em português e/ou espanhol e inclui degustação de vinhos. O café da manhã ou almoço não fazem parte do pacote. Mas as vinícolas têm bons restaurantes que valem ser visitados também. É aconselhável reservar os wine tours  com antecedência. Muitas vinícolas têm horários fixos e número limitado de pessoas. Veja a nossa seleção de boas vinícolas do Valle Casablanca e aproveite a região!

 

Vinícola Emiliana

A Vinícola Emiliana é a primeira e maior produtora de vinhos orgânicos do Chile.   Criadora de premiados vinhos orgânicos baseado no conceito de agricultura biodinâmica. Que é uma produção que preserva o equilíbrio natural do meio ambiente e das pessoas. Lá são produzidos vinhos brancos e também alguns tintos. O lugar é uma graça e você se sente em contato com a natureza. Lá tem galinhas, alpacas e lindos jardins pra sentar e desfrutar de um bom vinho.

A Emiliana oferece diferentes tipos de visitas. Em um deles você pode até fazer o seu próprio vinho. Entre as opções de visitas da Emiliana, é possível incluir a degustação de chocolates e/ou queijos orgânicos em conjunto com os vinhos. Tem também um passeio que faz sucesso entre os visitantes: tour piquenique. Um piquenique preparado com pães, frutas secas, queijos, mel, azeitonas, água e uma garrafa de vinho Emiliana que você pode escolher. Este tour é todo feito na parte externa da vinícola, caminhando pelas parreiras de uvas enquanto a guia vai explicando o processo da biodiversidade da vinícola. Informações: http://www.emiliana.cl/

Vinícola House Casa del Vino

A vinícola House Casa del Vino foi a primeira a abrir um restaurante em sua propriedade, o que se tornou o destaque da House. Quem visita a vinícola, pode experimentar seu ótimo café da manhã, suas refeições e, ainda, fazer degustação de vinhos harmonizada com queijos. O local tem belos parreirais e produz diversos vinhos, com destaque para seus espumantes que inclusive, seguem o método champanoise. Durante os tours, você conhece todo o processo de plantio, produção e prova alguns vinhos de seus rótulos.

Nessa vinícola pudemos ver os parreirais mais de perto e provar as uvas no pé. A responsável pela casa foi super atenciosa com o grupo, falou sobre os vinhos ali produzidos e trouxe queijos deliciosos para harmonizar com a nossa degustação. Informações:  https://www.housecasadelvino.cl/

Rio Tinto (mercado del vino)

O Rio Tinto é um grande centro enogastronômico. Um mercado bem variado de vinhos das melhores vinícolas do Chile, destacando os da região do Valle de Casablanca. O lugar conta também com um bom restaurante buffet, que inclui uma taça de vinho em seu valor por pessoa. Uma das opções mais econômicas  almoçar no valle. As outras vinícolas que conhecemos servem apenas a la carte. Vale a pena conhecer o Rio Tinto e fazer compras de bons vinhos a preços justos. Informações: www.riotintocasablanca.cl/

 

Vinícola Indómita

Inaugurada em 2006, a Vinícola Indómita é uma das que mais produz na região. Sendo que de sua produção em larga escala, 50% segue para exportação para abastecer o mercado europeu e latino. Localizada no alto de uma colina, tem um lindo mirante e o restaurante tem uma bela vista da região. A Indómita oferece vários tipos de visitas com degustações, tour pela plantação e produção, adega e até passeios a cavalo. Entre seus vinhos, se destacam o Premium Zardoz, Duette e Indómita Reserva, que são premiados internacionalmente.

Além de degustar os bons vinhos e observar a vista, vale a pena conhecer o renomado restaurante do chef chileno Tomás Olivera. Nós escolhemos ele para almoçar e não nos arrependemos. O serviço estava ótimo, tinha uma entradinha deliciosa que era tipo um pãozinho de abóbora. O Luciano pediu umas 5 vezes, hehe. Eu (Grasi) pedi um risoto de queijos que estava delicioso e o Lu pediu um peixe que estava muito gostoso e bem temperado. Tudo isso regado a muito vinho, é claro. Informações: http://www.indomita.cl/

Vinícola Viñamar

E a jornada continuou na encantadora Viñamar. A arquitetura cheia de estilo, a bela decoração e a localização estratégica da Viñamar, tornam essa vinícola umas das mais bonitas e fotogênicas do Valle de Casablanca. Apesar de produzir ótimos tintos e brancos das mais diversas cepas, são seus espumantes que mais impressionam.  Graças às condições perfeitas de clima e território da região que permitem a produção de vinhos espumantes de ótima qualidade. Um de seus maiores destaques é o Viñamar Brut Unique (que usa uvas chardonnay e pinot noir).

Quem busca conhecer mais sobre a produção de espumantes e gosta de degustar rótulos de qualidade, vale visitar a Viñamar. No local tem restaurante e hotel. Subimos até o segundo andar pra conhecer o restaurante e pareceu ser uma ótima opção também. Cardápio variado, salão amplo e com uma vista incrível. Informações:  http://www.vinamar.cl/

Nós encerramos aqui o nosso tour. Mas gostaríamos ter conhecido pelo menos mais 2 outras vinícolas. Vamos deixar aqui como dica pra quem tiver mais tempo pelo Valle de Casablanca.

 

Vinícola Casas del Bosque

A Casas del Bosque já foi eleita como uma das melhores vinícolas para se visitar no Chile. Tem vários tipos de tours e um ótimo restaurante, o Tanino. Desde 1993, a Casas del Bosque vem produzindo bons vinhos brancos Sauvignon Blanc e Chardonnay, além de tintos Pinot Noir e Syrah. É uma vinícola familiar que tem uma produção especializada e está em uma área lindíssima do Valle de Casablanca. Além dos wine tours guiados, oferece diversas atividades como piquenique na área do lago e passeios de bicicleta. Sendo muito agradável para se visitar com crianças também. Informações:  http://www.casasdelbosque.cl/

 

Vinícola Matetic

A Matetic é uma vinícola moderna que foi fundada em 1999 por uma família de origem croata. A propriedade é enorme. São 10 mil hectares de um terreno que se estende por dois vales: Valle de Casablanca e Valle de San Antonio. A Matetic produz 4 tipos de vinhos brancos e 5 tintos, sendo o Syrah a especialidade da casa. A maior parte de sua produção é exportada para 30 países e o Brasil é o principal mercado.

Um dos diferenciais da Matetic é sua produção agrícola orgânica e biodinâmica. Ela evita o uso de produtos químicos e utiliza métodos naturais e preparados biodinâmicos feitos com plantas e estercos. Outro destaque é sua moderna construção, com bela adega que usa barricas francesas. A vinícola conta também com um hotel bem charmoso, o Casona, que tem só exclusivos sete quartos. Uma boa opção para quem quer passar uma noite. O restaurante Equilibrio combina tradição com inovação com pratos chilenos de peixes, mariscos e cordeiro. Informações:  https://matetic.com

 

Para fazer os wine tours, se informe nas vinícolas ou em agências especializadas. Nós fizemos esse passeio pelo Valle de Casablanca a convite da Viaja Brasil.

Adoramos o guia, o restante do pessoal que estava com a gente, a van estava em boas condições. Além disso, toda a comunicação foi feita em português. O guia também era brasileiro (um baiano figuraça demais). E a van passou para nos buscar no hotel e depois do passeio nos levou para o hotel novamente.

 

Confira também:

8 hotéis em Santiago do Chile: Analisamos a localização, preço e benefícios.

Roteiro a pé em Santiago do Chile: Descubra o centro de Santiago.

 

Mais sobre Santiago, Atacama e o projeto De Leve na Rota no blog Me Leva de Leve. Siga também a tag #delevenarota no Instagram.

 

Não fique de fora das novidades do Tá na minha Rota!

 

Entre no Facebook e convide seus amigos pra curtir: Facebook.com/tanaminharota

Inscreva-se no nosso canal no Youtube: Youtube.com/tanaminharotablog

Siga o Tá na minha Rota no Instagram: Instagram.com/tanaminharota

E assine nossa newsletter para receber novidades e promoções de passagens no seu email: Newsletter

 

Hotéis: Reserve pelo Booking através desse link.

Passagens aéreas: Pesquise e encontre ofertas de voos no Skyscanner através desse link.

Apartamentos: Alugue apartamentos de temporada com desconto, pelo Airbnb através desse link.

 

Os sites acima, Booking e Airbnb, fazem cotações em diversas empresas/acomodações, garantindo os melhores preços e opções pra você. Reservando através desses links, você não paga nada a mais por isso e contribui para manter o blog sempre cheinho de novidades pra você!

 

Com carinho,

Grasi e Lu

 

 

Comentários

comentário



Newsletter



    Instagram

    Instagram did not return a 200.

    Siga Me!

    Reserve seu Hotel

    Booking.com