Blog de Viagem

Japan House: Centro cultural japonês em São Paulo

O que você vai ver na Japan House, centro cultural japonês

São Paulo sempre foi a cidade mais multicultural do país, com inúmeros museus, institutos e casas de shows. Dessa forma, cumprem um importante papel no incentivo à arte e a cultura brasileira e mundial. Mas, para reforçar ainda mais sua tradição inovadora, a cidade ganhou nos últimos anos alguns interessantes novos centros culturais. O destaque é para um local totalmente dedicado à cultura e arte japonesa: a Japan House, inaugurada em 2017. O lugar, no coração da cidade em plena Avenida Paulista, reúne uma arquitetura arrojada e moderna. Além disso, traz a beleza e mais da arte nipônica para a metrópole.

O que fazer no bairro da Liberdade, em São Paulo.

Atrações e exposições

A capital paulista foi a escolhida pra receber o projeto da Japan House, que conta com unidades também em Londres e Los Angeles. São Paulo ser umas das cidades escolhidas pelo governo do Japão não é por menos. Afinal, a cidade possui a maior população de origem japonesa fora do Japão. Têm uma forte relação com a cultura japonesa e uma prova disso é o bairro da Liberdade. Porém, o projeto vai muito além da tradição. A Japan House busca a essência da modernidade com uma conexão entre o presente e futuro.

Com exposições temporárias, de duração de um pouco mais de dois meses, a Japan House São Paulo têm a proposta de exibir várias exposições durante o ano para estimular a visita e o contato com as artes. As exposições desse centro cultural japonês buscam através de diversos temas como cultura, arte e inovações mostrar um Japão moderno combinado com suas tradições. A partir do dia 23 de abril de 2019, o espaço abriga duas novas exposições: Japão 47 Artesãos e Fluidez.

A mostra Japão 47 Artesãos ocupou o segundo andar e mostrando objetos contemporâneos feitos de forma artesanal seguindo técnicas tradicionais.  Ele propõe apresentar uma  visão geral de 47 províncias japonesas e tem curadoria do designer japonês Kenmei Nagoaka. Ficará em cartaz de 23/04 a 17/07. Já Fluidez será uma instalação que unirá água, luz e música no térreo da Japan House para criar um clima de beleza fluida. A exposição inédita é do estúdio japonês de inovação criativa W0W, que tem uma grande atuação no campo do design. Esta é a primeira vez que irão se apresentar na América Latina.

 

A arquitetura

Com projeto arquitetônico criativo, a primeira unidade da iniciativa global do governo japonês, reúne o que há de mais moderno em arte, design e gastronomia do Japão. O design é assinado pelo arquiteto Kengo Kuma – o mesmo que é responsável pelo estádio dos Jogos Olímpicos que serão realizados em Tóquio, em 2020 – mas contou com a parceria do escritório paulistano FGMF. Primeiramente, logo na fachada, a Japan House apresenta uma estrutura com ripas de madeira encaixadas no estilo dos templos budistas que estão ao lado de um paredão inspirado no cobogó brasileiro. A fachada impressiona; afinal, ela tem 36 metros de largura e 11 metros de altura, com 630 peças de madeira hinoki (um pinheiro típoco do Japão).

A Japan House usa ao máximo a iluminação natural, com a presença de espaços abertos em seus três andares para permitir que a luz do dia entre pelas salas de exposição. A tecnologia também marca presença no espaço, especialmente nos banheiros, que contam com sanitários tecnológicos da marca japonesa Toto. Eles são autolimpantes, têm assento aquecido e emitem jatos de limpeza que podem ser controlados por botões. Nem que seja pela curiosidade vale uma conferida. No total, a Japan House São Paulo possui 2.500 m² dividido em três andares. Contam com um terraço no terceiro andar, um pátio externo (soto-doma) e um jardim relaxante no térreo.

Gastronomia

A Japan House procura mostrar várias facetas culturais do país oriental, inclusive sua gastronomia, tão rica e famosa no mundo inteiro. Para representar a culinária nipônica,  o Aizomê, da chef Telma Shiraishi apresenta a culinária japonesa que tem na sua essência a tradição do Japão com sabores e composições feitas com ingredientes sazonais e referências locais.

A apresentação dos pratos é impecável, vimos algumas fotos e é realmente de “babar”. São cheios de detalhes, servidos em cerâmicas, pra “comer com os olhos”. A Telma, é uma chef muito valorizada pela exigente comunidade nipônica. Ela trabalha todos os sentidos em suas criações: aromas, sabores, visão, texturas, temperaturas e até mesmo o som. O que conquista muitos fãs é sua cozinha tradicional japonesa essencialmente artesanal, onde todos os processos resultam em uma experiência única, afetiva e inesquecível. Estamos doidos pra conhecer!

A Japan House contava até pouco tempo também com um café no térreo, ao lado da biblioteca e que servia bons cafés, salgados e doces com inspiração japonesa. O espaço foi fechado e ainda não foi informado o que ocupará o local.

Outras atividades

A ideia da Japan House é realizar uma ponte ao Japão contemporâneo por meio da cultura, educação, tecnologia e até mesmo negócios. Esse é um projeto internacional do governo japonês para mostrar uma visão do Japão moderno para o mundo. Suas atividades englobam diversas áreas. No primeiro andar tem três salas equipadas para receber seminários e workshops.

As atividades recorrentes no local sobre as exposições em cartaz, com palestras com alguns dos próprios artistas em exposição. Além disso, tem eventos sobre técnicas artesanais japonesas, negócios, moda, gastronomia, fotografia e tecnologia. A programação de seminários e workshops é gratuita, sendo apenas necessário retirar a senha 1 hora antes do evento na recepção. A agenda está sempre disponível no site da Japan House.

 

Lojas e Biblioteca

A Japan House também traz literatura, moda e design japonês para o espaço. O lugar conta com uma biblioteca de cerca de dois mil livros sobre design e viagens. Lá você pode também comprar alguns itens japoneses bonitos e modernos em uma de suas duas lojas, SHIN que fica no térreo com produtos de design, utensílios, decoração e artesanato. Ela oferece produtos  exclusivos das cinco regiões do Japão e de grandes designers japoneses.

No segundo andar fica a loja Furoshiki, especializada em furoshiki, uma técnica tradicional de embrulho japonês.  É utilizada para embalar presentes, carregar objetos e até criar lindas bolsas em tecido. As vendedoras da loja demonstram com prazer como usar uma furoshiki.

Como chegar e ingressos

A Japan House fica em um endereço bem acessível, sendo muito prático de chegar, já que está em plena Paulista. A estação de metrô mais próxima é a Brigadeiro, da linha verde. Além disso, diversas linhas de ônibus passam em frente ao espaço cultural. Para quem vai de carro, há vários estacionamentos bem próximos – aliás, é vizinho ao Shopping Pátio Paulista.

A Japan House tem entrada gratuita para visitar suas exposições e demais atividades, apenas para participar de alguns eventos é necessário retirar o ingresso gratuito com 1 hora de antecedência. Para saber mais sobre a programação, veja o site: https://www.japanhouse.jp/saopaulo/index.html.

 

E aí já conhece a Japan House? Visitou alguma exposição interessante por lá? Ou ficou com curioso pra conhecer? Conta pra gente aqui nos comentários.

Leia também:

O que fazer no bairro da Liberdade, em São Paulo.

 

Estivemos na Japan House pela primeira vez durante o evento Japão.br, organizado pela Patrícia do Bagagem de Memórias.

Confira aqui o nosso relato sobre essa experiência super legal que foi participar da II edição do Japão.br.

 

Os blogs participantes da segunda edição foram:

Bagagem de Memórias | Abraço Mundo | Casa de Doda | Ideias na Mala | Itinerário de Viagem | Kari Desbrava | Mulheres Viajantes | Orientando-se pelo Mundo | SP da GaroaTop 5 Tour | Turistando com a Lu | Trippolis | Viajante Móvel | Yomitai

 

O II Japão.br teve o apoio de:

Bunkyo | Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil Pavilhão Japonês | Japan House | Azuma Kirin | Azuma Sparkling | Peixaria Mitsugi | Hoko Restaurante | ABEUNI | Mercure Bela VistaHeloisa Yamamoto | Laço Cerâmica | Cacare.co

 

 

Não fique de fora das novidades do Tá na minha Rota!

 

Entre no Facebook e convide seus amigos pra curtir: Facebook.com/tanaminharota

Inscreva-se no nosso canal no Youtube: Youtube.com/tanaminharotablog

Siga o Tá na minha Rota no Instagram: Instagram.com/tanaminharota

E assine nossa newsletter para receber novidades e promoções de passagens no seu email: Newsletter

 

Hotéis: Reserve pelo Booking através desse link.

Passagens aéreas: Pesquise e encontre ofertas de voos no Skyscanner através desse link.

Apartamentos: Alugue apartamentos de temporada com desconto, pelo Airbnb através desse link.

 

Os sites acima, Booking e Airbnb, fazem cotações em diversas empresas/acomodações, garantindo os melhores preços e opções pra você. Reservando através desses links, você não paga nada a mais por isso e contribui para manter o blog sempre cheinho de novidades pra você!

 

Com carinho,

Grasi e Lu

 

 

Comentários

comentário

Sair da versão mobile