Postado na categoria Gastronomia em 8 de agosto de 2018 por Grasi e Luciano

Onde comer no Atacama? 7 restaurantes (tem do bom, do barato e comidas típicas)

  • Restaurante
  • Atacama
  • Todos
  • A partir 2.950 CLP

Listamos 7 dicas de onde comer no Atacama. Locais que conhecemos por lá e que valem a pena!

A comida chilena é saborosa, exótica e não se priva de ousar nos sabores e nas combinações de diferentes ingredientes. É uma culinária que tem influências de vários países e povos. Possui traços marcantes da colonização espanhola e dos antigos povos locais. Procurando onde comer no Atacama, não se esqueça que os chilenos têm muitas comidas típicas por estação e por região. Costumam comer coisas mais leves e frescas no verão e sopas e caldos com mais carne, no inverno. A comida do Atacama também tem suas particularidades, com influência dos povos atacamenhos e andinos. É uma região rica em peixes, milho, trigo, quinoa e carne de lhama.

O vilarejo de San Pedro de Atacama é tombado pelo Patrimônio Histórico da Humanidade e fica a 2.400 metros de altitude. É um local simples, com ruas de chão batido e casas em tons de terra (barro). Ao mesmo tempo, tem restaurantes com culinária variada onde se encontra comida do mundo todo. Come-se de tudo, incluindo delícias andinas (quinoa, milho, lhama e ceviche). Além disso, você encontrará pizzas, croissants, pratos vegetarianos, entre outros sabores. Tudo simples, mas com variedade, qualidade e opções para todos os bolsos. Confira nossa seleção de lugares legais onde comer no Atacama:

 

1 – Franchuteria

Pães artesanais, baguetes e os melhores croissants da região do Atacama. A Franchuteria é um cantinho francês em meio ao deserto. Por mais de cinco anos foi apenas uma boa padaria aberta por um francês. A fama cresceu no “boca a boca” e eles passaram a fornecer pães para hotéis e pousadas e, desde 2017, a casa abriu também como um café. Não é tão central, mas facilmente acessível a pé, a Franchuteria fica em um terreno próximo à Igreja de San Pedro de Atacama. O ambiente é bem rústico, charmoso com mesas internas e ao ar livre. Servem café Illy, sucos e ótimos pães fresquinhos de variados sabores e croissants maravilhosos.

Além disso, o local tem bons sanduíches que servem de almoço ou um lanche na volta dos passeios (comemos um com abacate que estava delicioso).  E é uma ótima pedida para tomar um bom café da manhã. Sobre os preços: pão baguete 1.200 CLP, pote de creme de abacate 1.200 CLP, suco de laranja 3.000 CLP. Os croissants grandes saiam de 1.200 a 3.000 CLP dependendo do sabor.

Endereço: Gustavo Le Paige, n 527 – San Pedro de Atacama

2 – Cafeteria Yalí

Atacama barato é aqui. Comida saborosa, simples e farta, sendo uma boa opção para o almoço. Afinal, é um lugar famoso pelo seu bom custo x benefício. A Cafeteria Yalí conta com funcionários simpáticos, tem wifi que funciona bem e serve alguns pratos típicos chilenos a preços acessíveis. Como na foto, várias opções de almoço + bebida por 5.000 CLP. No Yali servem também café da manhã, lanches e empanadas. Está numa localização central (uma travessa da rua principal) e ficam abertos até mais tarde que outros lugares da cidade.

Endereço: Vilama, n 425-c, San Pedro de Atacama

3 – O2 Salón de Té

O O2 Salón de Té é um bom lugar para tomar um café da manhã se você está no centrinho da cidade.  Fazem bons sanduíches, cafés, quiches e claro, chás. É também uma opção para quem procura uma refeição rápida ou um lanche à tarde, pois no menu eles contam também com pratos simples, omeletes, saladas e boas crepes.  O O2 Salón de Té é um lugar pequeno, simpático e com bons preços, em relação aos valores cobrados na cidade. Se você procura por onde comer barato em San Pedro de Atacama o endereço é aqui. O prato mais caro do cardápio era um quiche, que vinha salada + bebida+ sobremesa e custava 5.900 CLP. Essa omelete da foto saiu por 2.950 CLP (bem baratex).

Endereço: Caracole, n 169, San Pedro de Atacama

4 – Adobe Restaurante Atacama

Buscando por um lugar com estilo e boa comida para jantar em San Pedro do Atacama, pode apostar no Adobe Restaurant. Um dos lugares mais badalados do vilarejo faz jus à fama com um ambiente bonito, aconchegante e boa comida. Claro que os preços não são dos menores, mas a comida é maravilhosa. O bacana de ir à noite é porque uma fogueira é acessa ao ar livre e tem música ao vivo. Isso atrai muita gente para comer e beber com a família e amigos. O nome vem do estilo da construção, que é em adobe mesmo, que é um tipo de tijolo típico da região. Suas mesas são de madeiras e coletivas. O cardápio é bem variado, tem desde camarões, salmão a pizzas e carnes.

O dia que fomos estava bem cheio, então o atendimento deixou um pouco a desejar. Mas o local é bem avaliado, então pode ter sido um fato isolado.  Pedimos uma carne “a lo pobre”, um prato típico de carne acompanhado de ovos e batatas fritas.

Endereço: Caracoles, n 211 – San Pedro de Atacama – www.cafeadobe.cl

5 – Bendito Desierto

Um lugar com a cara do Atacama: rústico, mas estiloso. O Bendito Desierto tem mesas ao ar livre embaixo de árvores, ambiente despojado e acolhedor, com música ao vivo em algumas noites. A especialidade do restaurante é a comida do norte do Chile, com bons ceviches e vários pratos que usam a quinoa. Além de servirem carne de lhama, porco e javali – mas também contam com pratos de gastronomia internacional, como pizzas.

No almoço oferecem o “menú del día”, com entrada, prato e sobremesa – que é uma boa alternativa, a preço justo. Aceita cartão de crédito. Almoçamos aqui por 2 dias por ser o restaurante parceiro da nossa agência de turismo – Araya Atacama. Eles que escolheram o local e o nosso almoço já estava incluso na diária do passeio.

Endereço: Domingo Atienza, n 426 – San Pedro de Atacama

6 – Las Delícias de Carmen

Fica em um lugar meio escondidinho, mas próximo à rua central (Caracoles). O restaurante La Delícias del Carmen serve bons pratos e típicos do Atacama e do Chile, em geral. O lugar foge um pouco do convencional dos outros restaurantes de San Pedro, que servem pratos da cozinha contemporânea. Seu foco é mostrar a cozinha tradicional chilena, aquela que é servida nas casas das pessoas no dia a dia. É um lugar bem simples, com mesinhas de panos coloridos e decoração temática da região.

O ambiente é alegre, com serviço atencioso e música suave ao fundo. O restaurante fica aberto para café da manhã, almoço e jantar. Sendo que no almoço, a melhor pedida é escolher o “menú del día”, que vem entrada, prato e sobremesa, sendo que os pratos do Las Delícias são bem fartos e servem facilmente duas pessoas.

Fomos jantar lá no último dia. Uma pena, porque teríamos ido mais vezes. Nesse dia provamos o pastel de choclo, prato típico da região. Ele é feito a base de milho, recheado com carne picada, frango, ovos cozidos, azeitonas e passas. Lembra a nossa pamonha. Tudo é preparado em um prato de argila e depois levado ao forno para assar e gratinar uma fina camada de açúcar que é colocado por cima. Aqui o pastel de choclo vem acompanhado por salada e custa 10.000 CLP. Se você procura comer bem no Atacama, esse local não pode ficar de fora da rota hein?!

Endereço: Calama, n 370 – San Pedro de Atacama

7 – Tierra Todo Naturale

O Tierra Todo Naturale fica na principal rua de San Pedro, bem central. É uma ótima opção para quem busca uma comida saudável e de qualidade, com um ótimo atendimento. O restaurante foi aberto em 1997 e segue sendo uma boa referência gastronômica na cidade, graças à sua comida e ambiente rústico, que conta com um interessante forno no meio do salão. O cardápio do Tierra tem pratos variados e bem executados, sendo que no almoço tem a opção “menú del día” (inclusive aos Sábados), com o combo entrada/prato/sobremesa.

Tem um bom ceviche, opções de pratos vegetarianos e também pizzas, empanadas e sanduíches (todos preparados com farinha integral). Servem bons drinks e tem uma variada carta de vinhos. Um local procurado para happy hour nos finais de tarde, por ter música ao vivo em alguns dias da semana. A gente acabou não indo, mas a Júlia e o Douglas (Me Leva de Leve) que estavam nessa viagem com a gente, estiveram lá e adoraram.

Endereço: Caracoles, n 271 – San Pedro de Atacama – www.tierratodonatural.cl

 

Leia também:

Quando ir pro Atacama: Dicas sobre o clima no deserto e a melhor época pra viajar

Como chegar ao Deserto do Atacama – opções de transportes e custos

Valle de La Luna e Valle de La Muerte, Deserto do Atacama

7 Lagunas Escondidas no Atacama: Lagoas de diversos tons de azul

 

Mais sobre o Atacama e o projeto De Leve na Rota no blog Me Leva de Leve. Siga também a tag #delevenarota no Instagram. Inclusive a foto de capa desse post foi tirada por eles!

 

Não fique de fora das novidades do Tá na minha Rota!

 

Entre no Facebook e convide seus amigos pra curtir: Facebook.com/tanaminharota

Inscreva-se no nosso canal no Youtube: Youtube.com/tanaminharotablog

Siga o Tá na minha Rota no Instagram: Instagram.com/tanaminharota

E assine nossa newsletter para receber novidades e promoções de passagens no seu email: Newsletter

 

Hotéis: Reserve pelo Booking através desse link.

Passagens aéreas: Pesquise e encontre ofertas de voos no Skyscanner através desse link.

Apartamentos: Alugue apartamentos de temporada com desconto, pelo Airbnb através desse link.

 

Os sites acima, Booking e Airbnb, fazem cotações em diversas empresas/acomodações, garantindo os melhores preços e opções pra você. Reservando através desses links, você não paga nada a mais por isso e contribui para manter o blog sempre cheinho de novidades pra você!

 

Com carinho,

Grasi e Lu

 

Comentários

comentário



Newsletter



    Instagram

    Instagram did not return a 200.

    Siga Me!

    Reserve seu Hotel

    Booking.com